O Pantanal está morrendo; saiba como você pode ajudar!

Luana Leal Greenpeace Brasil • 18 Setembro 2020
4 comentários
13 curtidas

Fala, galera! Espero que todes estejam bem.

Como muites provavelmente já sabem, os biomas brasileiros, em todos os seus cantos, estão enfrentando uma onda de destruição e queimadas nunca antes vista. Dentre os mais afetados, o Pantanal, considerado a maior planície inundável do planeta, está sofrendo, em ritmo desesperador, sérias e irreversíveis perdas em seu território e biodiversidade. Só nos últimos 3 meses, 12% de sua existência foi devastada pelas queimadas.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que só no mês de julho foram registrados 1.684 focos de queimadas - o que resulta em uma marca recorde em 22 anos. Estima-se que mais de 17.500 km² já foram consumidos pelo fogo. Além disso, perícias realizadas pelo governo do Mato Grosso em diversos pontos revelam que 98% das queimadas foram causadas por ações humanas. Triste, né? :(

A gravidade da situação é resultado, sobretudo, do projeto de destruição conduzido pelo governo Bolsonaro. Este ano, por exemplo, mesmo com a crise provocada pelas queimadas generalizadas, o Ministério do Meio Ambiente só gastou 0,4% dos recursos  para ações diretas e já prevê cortes no orçamento para 2021

E vocês sabem, muito bem, o que a crise climática fará com o planeta se não agirmos agora, né?

Por isso, nossos grupos locais de voluntários e voluntárias vêm mobilizando as redes com o assunto, na intenção de expor indignação perante essa tragédia e exigir posicionamento e tomadas de decisão eficazes de autoridades públicas.

Como exemplo, olha esse conteúdo de Porto Alegre, que foi curtido + de 4.500 vezes:

Você pode conferir tudo o que nossos voluntários e voluntárias estão produzindo aqui <3

Agora você pode estar se perguntando - O que eu posso fazer?

Você pode ajudar a divulgar o que está acontecendo na região e apoiar voluntários, voluntárias, ativistas e Organizações que estão na linha de frente:

1. Compartilhe em suas redes!

Aqui você encontra algumas imagens para serem usadas nas redes sociais:

E aqui algumas frases que pode utilizar:

• No Pantanal, o fogo já atingiu mais de 12% do bioma, no cerrado já foram registrados mais de 38 mil focos de calor até hoje (16) e, na Amazônia, os números de queimadas e incêndios florestais registrados até o dia 14 deste mês já superaram setembro inteiro de 2019. Onde vamos chegar? #BrasilEmChamas
  • Os três principais biomas brasileiros estão ardendo em chamas, sendo consumidos a cada dia por queimadas e incêndios generalizados sem precedentes. Resultado de uma mistura explosiva de secas recordes e absoluto descaso do poder público com a proteção do meio ambiente.
  • Precisamos de um futuro mais verde! #BrasilEmChamas
  • O Pantanal é sinônimo de uma beleza única, com seus rios, áreas alagadas, animais que são símbolos do Brasil, como a arara-azul. Toda esta biodiversidade está dramaticamente ameaçada, assim como povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem na região.
  • O Pantanal, o Cerrado e a Amazônia estão conectados em um equilíbrio que mantém o clima e a possibilidade de vida em todo o país. Destruir nossos tesouros naturais é destruir nosso futuro.
  • Proteger as florestas e os demais ambientes naturais é fundamental na luta contra uma das maiores crises humanas atuais: a emergência climática.

Aqui tem alguns conteúdos:

Lembrando que você também pode participar do grupo de Mobilizações Online.

1. Apoie quem está atuando:

- Ajude Organizações como: SOS Pantanal, AMPARA Silvestre, Instituto Arara Azul e a Brigada Alto Pantanal. Conhece mais alguma? Coloque nos comentários;

- Apoie e compartilhe os abaixo-assinados no Bugio: Salve o Pantanal e O Pantanal está queimando. Conhece mais algum? Coloque nos comentários;

1. Participe do debate!

Participe de um grupo no Conexão Verde para discutir sobre os retrocessos ambientais.

Sabe outras formas de ajudar? Compartilhe nos comentários!