POLUIÇÃO DO AR SÃO LUIS/MA

Joséllio Diniz
Joséllio Diniz Facilitador de São Luís • 28 Outubro 2023

O Greenpeace São Luís realizou uma ação de foto oportunidade para denunciar a preocupação com a poluição do ar em São Luís, Maranhão, atingiu níveis críticos devido à emissão de ozônio e dióxido de enxofre, decorrentes da queima de carvão mineral. Em 2022, 10.981 padrões legais foram identificados, dos quais 589 foram categorizados como nível de emergência causadas pelas principais empresas mineradoras do Maranhão.

Os efeitos da poluição do ar sobre a população incluem o aumento de doenças e mortalidade, especialmente na área do Distrito Industrial de São Luís. Além disso, a poluição afeta a qualidade da água e prejudica os peixes, afetando qualidades até aqueles que não moram ou trabalham no Distrito Industrial.

Para lidar com esse grave problema, algumas soluções possíveis incluem a revisão das licenças ambientais, a aplicação de multas, a redução da produção e a adoção de medidas de reposição. Além disso, é fundamental incentivar o uso de meios de transporte alternativos ao carro e promover a criação de áreas verdes nos espaços urbanos. A conscientização e a ação coletiva são essenciais para enfrentar esses desafios ambientais e garantir um futuro mais saudável e sustentável para São Luís e suas comunidades.