Oi gente, como vocês estão?

Sem perder o gás da Semana do Meio Ambiente, os voluntas engataram na Semana dos Oceanos com muitos conteúdos incríveis; vem ver tudo:

Essa semana está tão especial que Djavan tem até música pra deixar de som ambiente enquanto você confere tudo o que rolou.

No dia 08, tivemos o Dia Mundial dos Oceanos, sem muitos motivos para comemorar. Sabemos que a biodiversidade marinha está ameaçada, assim como a integridade dos oceanos. Mas nada como um olhar reflexivo e uma boa mobilização para mudar esse cenário, né?

Vem ver o que os grupos locais fizeram:

Resíduos nos oceanos - São Paulo:

Descarte e logística reversa de resíduos tóxicos - São Paulo:

O grupo convidou o Bruno Dias, integrante do @senacpinda, para falar sobre o tema.

Mergulhando no assunto, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, fez um TikTok com curiosidades sobre a água:

Em Belo Horizonte, os voluntas fizeram um post para abrir a discussão sobre o Dia, mas teve muito mais:

O grupo também se mobilizou com cartazes em prol da proteção dos oceanos:

Pra finalizar, os voluntários e voluntárias divulgaram organizações que trabalham em prol da proteção da vida marinha:

Nadando até João Pessoa, encontramos mais mobilização. Por lá, o grupo aproveitou a data para testar o conhecimento dos seguidores sobre os oceanos:

E também teve live! Os voluntas convidaram a Claudia Cunha, coordenadora do projeto extensivo Mares Sem Plástico, para conversar sobre integridade da vida marinha:

Recife seguiu a mesma linha de Belo Horizonte e fez uma abertura para o show de materiais que viriam a seguir:

Para a ocasião, os voluntários e voluntárias lançaram a série “Vozes do Oceano”. Os episódios foram publicados ao longo da semana, e trouxeram o protagonismo de diversas formas de vida no oceano. Vale a pena conferir tudo!

E continua:

Plástico nos oceanos:

Microplásticos:

O grupo do Vale do Itajaí entrou na dança e veio se engajar:

E esse foi o destaque dessa semana! Caso queira relembrar o da semana passada, o grupo de São Paulo reuniu os melhores momentos pra você não passar batido por nada! Vem ver:

Os ODS - ou Objetivos para Desenvolvimento Sustentável - foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e são uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Mas você sabe quais são os 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo?

Relaxa, o grupo de São Paulo te conta:

E pra ninguém se embaralhar com tanta informação, a voluntária Grazi, também de São Paulo, preparou um vídeo para tirar dúvidas e simplificar o rolê todo!

Achou que tinha acabado? Jamais! Aqui você nunca sai com informação pela metade, então vem ver as parcerias e meios de implementação dos ODS:

Mudando de assunto (mas nem tanto), o grupo trouxe curiosidades sobre a sustentabilidade em geral:

BH voltou pra conversa e falou de 5 animais marinhos que estão em risco de extinção:

Os voluntas também compartilharam um vídeo da Discovery Brasil que aborda como o som da sonda industrial pode acabar matando os golfinhos:

O grupo de Recife, saindo do mar para a terra firme, trouxe informações sobre as consequências da desertificação do solo:

Para os amantes de literatura, a abertura das dicas de hoje é para vocês! O grupo de Goiânia indicou o livro “A Sexta Extinção: Uma História Não Natural", escrito por Elizabeth Kolbert e traduzido por Mauro Pinheiro. A obra foi vencedora do prêmio Pulitzer de Não Ficção de 2015. Vale a leitura:

E cinéfilos, os grupos não se esqueceram de vocês, viu? Olha só:

Os grupos de Belo Horizonte e Recife indicaram o filme “Em busca dos Corais”:

Já que esse ano não vamos ter festa junina e suas maravilhosas comidas, por que não preparar uma salada de milho acompanhada de abacate? A receita é super prática e veio do grupo de Salvador <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)