Povo Anacé, no Ceará - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider • 30 Abril 2021
Greenpeace Fortaleza

O povo Anacé é um dos mais conhecidos do Ceará, um dos primeiros relatos (ou citação) remontam ao século XVII (17) numa obra de Padre Antônio Vieira relatando a presença deste povo na região da Serra da Ibiapaba.

O povo Anacé vivia na costa, com grande concentração de guerreiros e caçadores ágeis, que resistiram à invasão portuguesa e holandesa, se recusando à catequização imposta pelos exploradores. Em outro relato de um Colonizador (exterminador), citou a presença dos Anacés a Oito Léguas (8 léguas) do Forte de Nossa Senhora da Assunção (atual cidade Fortaleza).

Foto: Governo do Estado do Ceará

O principal conflito do Povo Anacé é com relação ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), composto por um terminal portuário e várias empresas. Estava prevista a construção de uma Refinaria pela Petrobrás, que também integraria o CIPP, mas, em razão da mobilização do Povo Anacé, que denunciava os danos sociais e ambientais a que ficariam expostos, não foi construída.

Internet

….

Fotos:

Fontes: Impactos Socioambientais

O povo indígena Anacé e seu território tradicionalmente ocupado (Parecer)

O Povo: Povo Anacé recebe primeira reserva indígena do Ceará

Instituto de Estudos Latino-Americanos: Povo Anacé luta pela proteção da água no Ceará

…..

#PovosIndígenas #ComunidadesIndigenas #PovosOrigináriosdoCeará #IndigenasdoBrasil #ResistênciaIndigena #GreenpeaceFortaleza