Povo JENIPAPO-KANINDÉ - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider
Paulo Ricardo Schneider Facilitador de Fortaleza • 8 Abril 2021
.

Na Terra Indígena Lagoa Encantada vive o povo Jenipapos-canidés/Janipapo-Kanindé. É um dos mais antigos povos do Ceará, suas primeiras citações orais remontam a quase 5 mil anos. 

Atualmente seu território está inserido no Município de Aquiraz, com forte presença das dunas faixas de praia e citada Lagoa Encantada.

Imagem removida.

 

A história do povo Jenipapos-canidé, possui uma relevância histórica enorme no Ceará e na autodeterminação dos povos indígenas do Brasil; pois, são eles uns dos pioneiros na produção agrícola, extrativista e artesanal. Ganhando destaque na rede TUCUM, e outras organizações, assim como o turismo comunitário.

 

Possuem também uma ampla participação política nacional e internacionalmente. Seu território é bastante visitado por turistas e pesquisadores, ganhando ainda mais relevância no cenário historiográfico. 

 

Existem em seu território locais sagrados como: Morro do Urubu e a Lagoa da Encantada.

Imagem removida.

 

Citação:

"Com uma forte organização de mulheres à frente da sua luta, ainda tem como principal liderança a Cacique Pequena, primeira mulher nomeada cacique do país, que, por problemas de saúde, passou o cacicado para sua filha Cacique Irê (Juliana Alves), que a ajuda na representação política externa e na organização interna da aldeia.

 

Apesar de terem se levantado na década de 80 juntamente com os Povos Tapeba, Pitaguary e Tremembé, seu procedimento de demarcação só se iniciou em 1995 e, atualmente, sua Terra já se encontra demarcada, aguardando as providências da FUNAI para desintrusão dos posseiros e pagamento das benfeitorias de boa-fé."

 

…..

Fonte: http://adelco.org.br/centro-documentacao/terra-indigena-jenipapo-kaninde/

Portaria Declaratória Jenipapo-Kaninde

 

Fotos: Instagram @aldeia_jk

#PovosIndígenas #ComunidadesIndigenas #PovosOrigináriosdoCeará #IndigenasdoBrasil #ResistênciaIndigena #GreenpeaceFortaleza