POVOS INDÍGENAS DO CEARÁ - GREENPEACE FORTALEZA

Paulo Ricardo Schneider
Paulo Ricardo Schneider Facilitador de Fortaleza • 23 Março 2021
Foto: Governo do Estado do Ceará

No Ceará existem diversas comunidades, etnias e povos indígenas; originários e milenares. Estes poços ajudaram a formar a nossa identidade como cearenses, moldaram nossa cultura e fizeram-se resistir por séculos com suas crenças e reverência à força ancestral. 

As comunidades indígenas no Ceará passaram infelizmente por um processo de extermínio e etnocídio ao longo da história, com a chegada de Portugueses, Franceses e Holandeses em seus territórios, trazendo uma política de exploração de conversão dos indígenas aqui já existentes.

Arte: Paulo Ricardo Schneider - Foto: Greenpeace Fortaleza/Rodolfo

Resistência tornou-se do dia-a-dia desses povos, que precisaram aderir sua cultura a outras e manter sua sabedoria, perpetuando assim sua própria identidade. E é justamente sobre resistir que vamos falar a partir de hoje. Todas as quartas feiras, traremos um breve resumo sobre as comunidades indígenas no Ceará, sua cultura, suas histórias ao longo dos anos e seus processos de autodeterminação.

Fique de olho nas nossas redes sociais e descubra um pouco mais sobre a identidade coletiva do Ceará. 

….

Fotos: Governo do Estado do Ceará

e Rodolfo Rodrigo - Greenpeace Forteleza. 

Fontes: https://www.ceara.gov.br/2019/04/16/todo-dia-e-dia-de-indio-quais-sao-o…

…..

#PovosIndígenas #ComunidadesIndigenas #PovosOrigináriosdoCeará #IndigenasdoBrasil #ResistênciaIndigena #GreenpeaceFortaleza