Duas Palestras na EMEF Professora Aurialice Chaxim Bes

 

Imagem removida.

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve nesta quarta-feira (11.12.19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Aurialice Chaxim Bes, em Sapucaia do Sul, RS a convite da diretora Denise Glaeser para ministrar duas palestras para os alunos do sexto, sétimo, oitavo e nono anos da instituição de ensino. 

 

O primeiro encontro ocorreu das 10h30 às 12h e contou com a participação de 32 alunos do sexto e sétimo anos e 3 professores.  A segunda palestra ocorreu das 13h15 às 14h40 e contou com a presença de 25 alunos do oitavo e nono anos e dois professores. 

 

Imagem removida.

A palestra ministrada pelo palestrante, Valdeci C de Souza, nas duas oportunidades tinha como título "Os Desafios das Mudanças Climáticas" e tratou dos seguintes temas: Aquecimento global, gases do efeito estufa, história e conceitos da sustentabilidade, pegada ecológica, consumo responsável e obsolescência programada. 

 

A e campanhas do Greenpeace e suas ações e campanhas no Brasil e no mundo também foram apresentada aos alunos e ao corpo docente presentes.  

 

Durante as palestras, foram exibidos vídeos para ilustrar os temas debatidos. Muito atentos e participativos, os jovens estudantes foram bastante questionadores e cientes de suas responsabilidade para a construção de um planeta mais sustentável. 

 

Imagem removida.

Pelo Projeto "Resgatando Valores e Atitudes em Busca de Saúde para o Meio Ambiente" a instituição recebeu o título de "Escola Cidadã 2019" fornecido pela Fundação Luiz Aury Bodanese (FALB) mantido pela Cooperativa Central Autora Alimentos em evento realizado dia 27.11.19 na Casa do Cooperativismo (OCERGS-SESCOOP/RS) no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, RS.

 

Na mesma premiação, a EMEF Professora Aurialice Chaxim Bos, recebeu o prêmio de segundo lugar em Poesia Destaque com a poesia intitulada "Por Um Mundo Limpo" do jovem Yuri Gabriel Batista Pocaia (6º Ano ). 

 

Isso mostra, o excelente trabalho de conscientização ambiental desenvolvido pela diretoria e o corpo docente da escola com seus alunos. Uma escola realmente cidadã que pensa no futuro de seus alunos e na construção de um Brasil mais sustentável. 

 

Parabéns a escola e aos seus alunos pelos prêmios conquistados! 

 

Imagem removida.

Materiais gráficos disponibilizados para a escola 

Nossos agradecimentos a Camila Dreher dos Santos, Auxiliar de Disciplina, que nos ajudou na logística neste dia, o que possibilitou a realização das palestras. Nossos agradecimentos também aos alunos pela participação ativa e aos demais professores e funcionários da escola pela calorosa acolhida.

 

Ao final da palestra do período da tarde, a direção e professores da escola receberam materiais gráficos das ações e campanhas do Greenpeace para serem disponibilizadas aos alunos na biblioteca da instituição. 

 

Abaixo a segunda colocada na premiação como Poesia em Destaque:

 

 

Título: Por Um Mundo Limpo

Autor: Yuri Gabriel Batista Pocaio (aluno do Sexto Ano)

 

Reciclar é necessário,

e se você pensar bem,

não dá nenhum trabalho.  

 

Reciclando estamos fazendo 

um bem para a natureza

que assim poderá manter

para sempre a sua beleza. 

 

Se você fizer sua parte, 

separando o lixo com carinho,

vai ter sua recompensa.

O mundo ficará limpinho.

 

Como uma joia rara 

que brilha sempre e a todo instante

como uma pedra mais preciosa,

muito mais que diamante. 

 

É tão bom poder presenciar

a nossa natureza se transformar. 

As pessoas trabalhando

com maior dignidade

sem precisar expor a sua saúde nos 

lixões de toda a cidade. 

 

A responsabilidade é nossa.

É de todo cidadão,

pois o mundo em que vivemos 

precisa de atenção. 

 

E quando separarmos nosso lixo,

não estamos fazendo nenhum favor a alguém

estamos construindo um novo mundo

onde todos ficarão bem. 

 

Imagem removida.

O Poeta Yuri e sua arte

 

 

Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Denise da S de Souza