Salve a Lagoa Seca do Mondubim em Fortaleza, Ceará - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider • 30 Abril 2021
Redes sociais

Salve a Lagoa Seca do Mondubim!

No Bairro Mondubim, em Fortaleza, existe uma grande lagoa temporária conhecida pelos moradores como Lagoa Seca. Essa lagoa protege todo o seu entorno contra alagamentos, abriga diversas espécies da fauna e da flora nativas e melhora a qualidade de vida e saneamento das famílias que ali vivem.

Para a angústia de todas e todos que conhecem a importância desse ecossistema, a lagoa passou uma semana sendo aterrada e drenada ilegalmente para a construção de um supermercado Assaí, em obra criminosa embargada desde o seu início por ausência de licença ambiental. Desrespeitando o embargo, os responsáveis continuaram degradando a lagoa, trazendo milhares de toneladas de areia para dentro e secando a lagoa com um dreno. A polícia visitou a obra inúmeras vezes e em todas o aterramento retornou sem autorização, dando continuidade ao dano. Apenas depois de sete dias, a justiça começou a ser feita, as chaves das máquinas confiscadas e a obra parada.

Redes sociais
Os responsáveis pela obra já mostraram que não se preocupam em descumprir a lei e podem retornar a qualquer momento. Se for retornada a atividade ilegal, assistiremos o fim de mais uma rica lagoa temporária de Fortaleza, o empobrecimento da nossa biodiversidade e o agravamento do nosso problema crônico de alagamentos.

Estamos unidos em defesa da Lagoa Seca e exigimos que quem cometeu o dano seja responsabilizado, que toda a areia seja retirada da área e principalmente a lei seja aplicada para a recuperação completa do que já foi degradado da lagoa.

Nossas lagoas devem ser cuidadas, protegidas e se tornarem espaços de lazer, saúde e esporte, jamais aterradas!
#SalveaLagoaSeca #AssaíSaiDaí