Você piscou e eu tô aqui de novo com mais um girão! Mas fazer o que se nossos super voluntas não param nunca? Vem ver o que rolou na semana: 

Pra começar, o grupo de Belo Horizonte falou sobre agroecologia!

No último dia 03, foi Dia Nacional da Agroecologia, que é uma forma de agricultura sustentável, baseada em práticas que visam atuar em equilíbrio com a natureza, a fim de não causar danos à biodiversidade e produzir alimentos e produtos saudáveis e ecologicamente sustentáveis. 

Para celebrar a data com mobilização, o grupo compartilhou 5 motivos para apoiar esse estilo de vida: 

Quer conferir a lista completa? Vem pro Instagram do grupo :D

03/10 - Dia das Abelhas 

Chegamos naquela época do ano cheia de zum zum zum… O Dia das Abelhas é uma data para reforçar a importância de protegermos as listradinhas. Elas são responsáveis por realizar a polinização de plantas, que servem de alimento para alguns animais e também garantem a formação de frutos, utilizados em nossa alimentação.

A principal causa da morte das abelhas é o uso excessivo de agrotóxicos, que são altamente prejudiciais, não só para as abelhas, como também para outros animais e para a nossa saúde. Entre dezembro de 2018 e março de 2019, mais de meio bilhão de abelhas morreram envenenadas aqui no Brasil. Vamos lutar juntes para salvar essa espécie que é tão importante para a natureza? 💛🐝

Vem ver como foi a mobilização entre os grupos: 

Belo Horizonte: 

Bertioga: 

04/10 - Dia da Natureza

Logo no dia seguinte, tivemos o dia dela, a natura! Essa data foi escolhida porque se trata do dia em que se homenageia São Francisco de Assis, um frade católico que se destacou pelo seu amor à natureza, e se tornou o padroeiro da ecologia.

Os ensinamentos de São Francisco de Assis, infelizmente, não foram aprendidos pela sociedade e não temos o que comemorar diante de tantas agressões ao meio ambiente.

Então esse dia é, sobretudo, um momento para refletir sobre o impacto das ações humanas na natureza. Mais do que nunca precisamos aprender as lições deixadas por Assis e colocar em prática as medidas necessárias para minimizarmos os impactos da humanidade no Planeta.

Quem falou sobre o tema foi o grupo de João Pessoa, que ainda está em formação: 

04/10 - Dia dos Animais 

Tá liberado ter  festival de datas especiais, produção? Bora pra mais uma!

No mesmo dia (04), o grupo de Porto Alegre preparou um vídeo para falar sobre a data e a importância de protegermos todos os tipos de animais: 

E tem mais! 

E todo esse festival de comemorações realmente faz parte de algo maior! De 04 a 10 de outubro, é celebrada a Semana de Proteção à Fauna! Quer saber mais sobre o que tem rolado e por que é tão necessário falarmos disso, principalmente aqui no Brasil? Vem que os voluntários e voluntárias de Recife te contam tudo! 

Não sei vocês, mas eu sou cheia de manias, e uma delas é vir toda quinta-feira conferir as indicações de filmes da semana. Por sorte a nossa, dessa vez o grupo de Zona da Mata Mineira, ainda em formação, veio logo com uma maratona! Olha só: 

E pra fechar com estilo, nosso volunta Hualter, também de Zona da Mata, produziu mais um vídeo incrível, dessa vez explicando como a mineração afeta a fauna: 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)