Você sabia que a Baía Babitonga é um refúgio de aves peixes e golfinhos? A proteção dela cria condições para a pesca , para o turismo  e as atividades econômicas da região, como o transporte aquaviário, por exemplo. Estas são algumas características que fazem da Baía uma área de grande relevância para ações de conservação e iniciativas de planejamento e gerenciamento. 



Mas isto está sendo ameaçado...



Terminal Gás Sul é o projeto que faz a ligação entre os navios metaneiros que carregam o gás em sua forma liquida até a Unidade  de Armazenamento e Regaseficação Flutuante onde acontece a troca do estado gasoso utilizando a água do mar.

Este projeto teve o início de suas obras entre novembro e dezembro de 2021 na Ponta do Sumidouro . A questão que deixamos à você, cara pessoa, é: você sabia que esta obra pública está sendo construída? E se, caso a resposta seja sim , você consegue reconhecer os impactos que podem ocasionar para o município e para a vida que resiste na Baía Babitonga?



Para qualquer obra que tenha impacto nas proximidades de um curso de água ou de preservação ambiental, por exemplo, é necessário que seja feito um  estudo de impacto ambiental . Faz sentido para você? Neste caso, o estudo foi realizado , e aqui serão colocadas algumas frases importantes descritas neste documento ( que você pode acessar em: 

https://www.terminalgassul.com.br/wpcontent/uploads/2018/10/EIA-Termina…).

Gostaríamos que prestasse atenção nas frases a seguir, e que refletisse se isso interfere na vida de sua família e do seu modo de trabalho e sobrevivência:



“...rompendo o equilíbrio das comunidades aquáticas”;



“O uso de água do mar retornará com temperatura inferior ou superior à água captada. Os organismos aquáticos são afetados por temperaturas fora de seus limites de tolerância térmica, o que causa impactos sobre seu crescimento e reprodução.”;



“...os ruídos provenientes da fase de operação e aumento do fluxo de embarcação podem gerar perturbações sobre tartarugas, toninhas, baleias, ao passo que, podem causar alterações em seu ciclo de vida”;



“As emissões e gases para a geração de energia de calor podem ser a fonte mais significativa de emissões atmosféricas.”;



“...podendo ocorrer variações de aumento ou redução da linha de costa próxima ao empreendimento.”;



“... qualidade de água poderá ser afetada ”;



“pequenos vazamentos podem acontecer durante operação, ocasionando  danos ao ecossistema em longo prazo.”;



“ ocorrerá interferência com a pesca artesanal devido ao deslocamento das embarcações com a proibição de navegação costeando a praia do Capri e Forte e se direcionam a Enseada. Pescadores de Itapoá, Garuva e Joinville também acessam esta área”;



“ Proibida a prática de atividade pesqueira em um raio de 500m, zona de segurança, do empreendimento.”;



“poderá afetar as atividades de lazer e turismo realizadas pela população residente e por veranistas, já que ocorrerá restrição do uso do mar e da faixa de praia, além da modificação paisagística”;



“é uma das áreas mais tradicionais da pesca da tainha (no inverno) e contém um dos pesqueiros de maior produtividade de peixes conhecido como Sumidouro. A pesca artesanal da tainha foi declarada integrante do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina.”;



Lendo essas pequenas partes do documento, conseguimos entender que o empreendimento afeta o crescimento e reprodução dos peixes, que afeta na pesca, que mantém famílias, a gastronomia, a segurança alimentar da região, e quebra um ciclo econômico local. 

Deixamos um destaque ao pescado que é tradição, costume alimentar e cultural. São numerados, pelo menos 3800 associados as colônias de pesca da região da Babitonga.

Além de colocar o Turismo em risco , que também movimenta a economia local, uma das formas defendidas pela ONU e cuidar do patrimônio material e imaterial.

O Terminal está na única conexão ativa entre a Babitonga e o mar, devido ao aterro do canal do linguado, sendo importante entrada e saída de animais .

Importante salientar, também, que a Baía abriga animais e plantas ameaçados de extinção.

Uma alternativa para a obra já em andamento seria investir em uma fonte renovável , que poderia ser mais atrativo e viável frente a todos os contras apresentados.

É importante mencionar que o tempo de operação do terminal será de 25 anos , um tempo em que não se consegue prever as reais destruições da Baía da Babitonga.



importância da preservação de espécies e da qualidade da água da Baía da Babitonga, não se volta apenas para a conservação ambiental, quando pensamos em animais e plantas, mas para a vida humana que a cerca. 

Você consegue identificar alguns problemas relacionados à  economia ; à vida das pessoas, tanto em termo de qualidade de água,  quanto dos impactos às atividades econômicas ? Você pode se  questionar, trocar ideias com seus conhecidos e familiares, e  informar sobre este acontecimento para tentar entender estes problemas.



Quando se trata de obras públicas, a população em um geral deve ser informada e tem, por direito , a voz ouvida sobre o seu planejamento e execução. Neste caso, a obra que já foi iniciada, mas  como população de São Francisco do Sul podemos, ainda, nos manifestar de forma que possamos levar aos órgãos públicos como Prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente, Estado de Santa Catarina, entre outros, e demonstrar, ao menos, os  questionamentos acerca e, se possível, a insatisfação.



Deixamos, por fim, a pergunta: você concorda com este empreendimento e seus possíveis impactos? Gostaria de contribuir com uma resposta ou outra questão em cima deste texto? Caso você não concorde, você pode deixar seu nome e documento que comprove sua existência como parte de todas as pessoas que também não concordam? Isso auxilia no processo para que possamos demonstrar, aos órgãos, que nem todas as pessoas aceitam o

desenvolvimento desta obra. 



Agradecemos sua leitura e esperamos que juntos possamos minimizar os impactos em nossa querida Baía da Babitonga e no município de São Francisco do Sul e suas vidas!