Veja como foi a Greve pelo Clima ao redor do Brasil

Luana  Leal
Luana Leal Greenpeace Brasil • 26 Março 2021

Oie gente, como vocês estão? 

Vim trazer pra vocês as principais mobilizações dos nossos voluntas na última semana. Spoiler: a Greve pelo Clima gerou uma chuva de conteúdos incríveis, vale a pena conferir <3

Essa semana teve Greve Global pelo Clima, e esse ano foi online, pois falar de Crise Climática segue sendo urgente e necessário, e cuidarmos uns dos outros garantindo o isolamento social também

Nossos voluntas, claro, deram um show de mobilização pelas redes sociais e esquentaram a discussão sobre clima e futuro. Vem ver tudo: 

Belo Horizonte <3

Os grupos de São Paulo, ABC Paulista, Bertioga e Salvador também aproveitaram a data para compartilhar as imagens e mensagens divulgadas pelo Greenpeace Brasil. Se Liga:


Também teve sabe o que? Aulão sobre Crise Climática, que rolou no canal do Greenpeace Brasil no Youtube e contou com a participação de especialistas e jovens de diferentes regiões do Brasil. 

E pra você que perdeu, relaxa! Tá tudo gravado aqui :) #ChegaDePromessasVazias

A prova do sucesso: menos de uma semana após o encontro, o vídeo já soma quase 800 visualizações <3

Enquanto isso, os voluntas do grupo do ABC reuniram-se para explicar o que é a Greve pelo Clima: 

E não foi só isso não, viu? Também teve voluntária (e até doguinho) se mobilizando pelo clima <3

Agora pegando onda até o sul, o grupo de Porto Alegre convidou a Stephanie, do perfil @veganacarbonifera, e a Tanara, coordenadora da @vempragirasol, para conversar um pouquinho sobre a crise climática.

E pra mostrar que nossos voluntários e voluntárias sabem estremecer as bases do Brasil de norte a sul, vamos agora para Salvador, onde também rolou vídeo, dessa vez protagonizado pela Olívia: 

Seguindo no clima quente do Nordeste, o grupo de Fortaleza montou um guia super prático e informativo para participar da Greve. Você encontra o passo a passo lá na conta do Instagram delxs <3
 

Em Campina Grande e João Pessoa, teve convite chamando todes pra ação: 

E lá em Campinas, os voluntários e voluntárias, que estavam meio sumidinhos, apareceram em peso para cobrar medidas efetivas contra o aquecimento global. Olha só: 

Em Recife, os voluntas começaram o dia da Greve com um chamado: 

Em seguida, entrevistaram a Ianah Maia, que é ativista ambiental, para falar sobre sobre Mudanças Climáticas: 

E pra encerrar com excelência, os voluntas uniram-se através de um vídeo para repassar a mensagem: #ChegaDePromessasVazias: 

Você deve se lembrar que, semana passada, os voluntários e voluntárias de Belo Horizonte se articularam para publicar uma série de vídeos respondendo dúvidas sobre a temática de Clima. 

Vem ver o que rolou essa semana: 

Seguindo no mesmo tema, vem ver o que o grupo de Salvador trouxe: 

O grupo de Recife também preparou um TikTok com a temática de clima para a semana da Greve. Olha só: 

O que não te contam sobre Justiça Climática 

 

Os voluntas também realizaram uma live sobre Mudanças Climáticas e as Cidades Resilientes. Para o bate papo, convidaram Cynthia Suassuna, professora de Direito Ambiental na Unicamp e pesquisadora na área de Mudanças Climáticas. Vem conferir :) 

Enquanto isso, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, falou sobre painéis solares: 

Porto Alegre - Sob pressão, comunidade Mbya Guarani da Ponta do Arado afirma sentir-se ameaçada pelo empreendimento imobiliário Arado Velho. Você confere a apuração do grupo e a discussão acerca do tema aqui.

Na mesma linha, Fortaleza fez um post sobre a comunidade indígena Pitaguary/Pitaguari/Pitaguarÿ e seu histórico de resistência. Vem ver:

21 de março - Dia Internacional das Florestas 

Essa data, pra lá de especial, foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação e proteção das florestas mundo afora. 

E adivinha? Teve muuuuito conteúdo incrível nas redes sociais dos voluntas: 

             Belo Horizonte <3                                  Bertioga <3

 


 

          Salvador <3                                                   João Pessoa <3

 

 

Campinas <3

Recife <3

O grupo fez uma live com Luiza Lucena, que é engenheira florestal, e Roberto Medeiros, volunta do grupo local. 

22/03 - Dia da Água 

Grudadinha com o Dia das Florestas, a data foi instituída pela Organização Das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população global sobre a importância desse bem natural para a vida na Terra.

Vem se molhar nessa chuva de posts:
 

  Belo Horizonte <3                                            Bertioga <3

 

  Salvador <3                                                               Fortaleza <3

 

Brasilia <3

 

     João Pessoa <3                                              Recife <3

 

Eles voltaram! O Grupo de Salvador realizou o primeiro grupo de estudos de 2021. O encontro rolou no dia 24 deste mês e contou com a presença do Virgílio, membro do Fórum Clima Salvador, André Fraga, vereador e presidente do Comitê de Emergência Climática da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, e Verena, estudante de Engenharia Florestal da UFRB, membra do grupo de voluntários do Greenpeace Salvador.

 

Essa semana, o grupo de Recife compartilhou a história de uma pessoa que ultrapassou os limites de uma fobia e persistiu nos seus sonhos, trazendo uma perspectiva terapêutica para o que tanto a apavorava. Ficou curiosx? Vem conferir tudo aqui :) 

E pra abrir o quadro mais saboroso desse girão e encerrar a semana com chave de ouro, o grupo de Macapá postou um vídeo ótimo, desmistificando o que as pessoas pensam que os vegetarianos comem VS como realmente é essa rotina de alimentação. Vem saborear: 

Já em Recife, os voluntas optaram por falar sobre o que de fato é o movimento da Segunda Sem Carne: 


 

E pra você que convive com crianças ou é como eu, que adoro uma comidinha infantil, o grupo de Belo Horizonte montou um cardápio com receitas para preparar com a turminha em casa. 

Tem creme de banana com aveia, copo de iogurte feliz, quibe de forno com cenoura… tudo de bom, né? 

Você encontra todas as receitas lá no perfil oficial do grupo :) 

Sunomono - Salvador <3

 


 

Cookie vegano de limão - Brasília <3

 

Chips vegano - Zona da Mata <3

Couve-flor gratinada - Goiânia <3

 

Falando em saudade, de novo eu acordei pensando nela… a mobilização presencial. Mas enquanto o melhor pra todes e pro mundo é permanecer em isolamento, vamos relembrar umas ações? 

Belo Horizonte <3

O grupo voltou lá para outubro de 2012, quando os voluntários e voluntárias foram às ruas recolher assinaturas para a petição do Desmatamento Zero.

Bertioga <3

Já em Bertioga, os voluntas relembraram a Greve pelo Clima de 2019 <3
 

Recife <3

O grupo nordestino relembrou o Dia Mundial Sem Carro de 2018. Com o tema "Cidade que flui",  as discussões sobre a mobilidade urbana e suas consequências ambientais foram iniciadas na quarta-feira, continuando até o sábado com a mostra de cinema "Cidade em movimento", em vários lugares do Recife - no Grupo Mulher Maravilha, no Cine Mocambo, no INCITI, na Reciclo Bikes e na Estação Recife. Legal, né?

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)