Você sabe quais são os impactos da agropecuária?

Luana  Leal
Luana Leal Greenpeace Brasil • 16 Abril 2021

Oie gente, espero que estejam todes bem.

Essa semana teve chuva de curiosidades, mobilização contra o Salles, TikTok sobre energia hídrica e muito mais. Vem!

Popular entre os vegetarianos, o cogumelo sempre faz sucesso pela versatilidade e sabor marcante. Mas você sabe quais os benefícios desse alimento para a nossa saúde? Vem cá que o grupo de Bertioga te conta:

Ainda falando de alimentação, mas partindo para um lado mais sombrio, os voluntas de Recife explicaram os impactos da agropecuária. Dentre os principais, estão o desmatamento, queimadas, degradação do solo e desertificação. Corre lá no instagram oficial do grupo pra entender mais sobre cada um desses pontos :)

E o grupo de Salvador, que sempre arrasa nas ilustrações, preparou uma essa semana sobre as mudanças no uso da terra. Vem ver:

Já falamos de alimentação, agropecuária, uso da terra… tá faltando o quê? Falar de energia! Para isso, contamos com o grupo de Zona da Mata <3

Como as mudanças climáticas podem afetar as hidrelétricas?

E pra finalizar conhecendo um pouco mais sobre energia hídrica, o grupo também fez um TikTok super dinâmico:

07/04 - Dia Mundial da Saúde

Sabia que a poluição dos oceanos pode comprometer a sua saúde? Pois é!

O grupo de Bertioga aproveitou a data para unir dois assuntos importantíssimos e explicar como esse processo acontece. Como exemplo, os voluntas citaram a contaminação pelo consumo de peixes que ingeriram resíduos tóxicos. Vem ver mais aqui:

Entramos em abril, mês que é colorido de laranja em conscientização contra a crueldade animal. Infelizmente, em pleno 2021, ainda vemos muitos casos de domesticação de animais silvestres, tráfico de espécies, caça e pesca ilegal etc.

Para amplificar a mensagem de luta e prevenção, o grupo de Belo Horizonte fez post nas redes:

Falando de animais, o grupo de Bertioga divulgou alguns cards do Mundo Bita, que contam algumas curiosidades sobre a vida marinha <3

Nadando agora para Recife, os voluntas produziram um vídeo para o canal do grupo no Youtube sobre mudanças climáticas e suas consequências. Vem ver <3

Em Fortaleza, os voluntários e voluntárias seguem propagando conscientização sobre a proteção e defesa de povos originários. Essa semana, o grupo falou sobre o povo Jenipapo-canindé/Janipapo-Kanindé, um dos pioneiros na produção agrícola, extrativista e artesanal. Vem conhecer mais sobre a história :)

Para quem acompanhou as redes do Greenpeace Brasil na última semana, viu o conteúdo “É tudo farinha do mesmo Salles”, falando que para a Amazônia, o maior patrimônio ambiental da população brasileira, estar protegida, será preciso bem mais que a mudança de um ministro no Ministério do Meio Ambiente. Quem compartilhou o blog foram os grupos de Goiânia e Manaus:

Abrindo nosso quadro queridinho, o grupo de Belo Horizonte indicou 4 perfis nas redes sociais que falam sobre sustentabilidade. A gente ama uma corrente do bem, né? <3

Minha casa, sua casa! Os voluntas de Recife indicaram uma série documental que fala sobre esse espaço gigante  onde a gente compartilha a vida juntes. “Nosso Planeta” é dividida em 8 episódios e explora a vida selvagem, a beleza natural da Terra, as extraordinárias criaturas vivas, as mudanças climáticas e o impacto que elas estão ocasionando para nossa existência. Imperdível, né? Tá disponível na Netflix :)

E pra salvar o nosso planeta, uma das melhores coisas que podemos fazer é a mudança de pequenos hábitos do dia a dia. Então por que não começar com o shampoo e condicionador em barra, indicado pelo grupo de Goiânia?

Apenas um kit é capaz de economizar 5 garrafas plásticas!

Já que aqui no Brasil tudo acaba em pizza, vamos encerrar esse girão à moda da casa. O grupo de Bertioga separou uma lista com pizzarias veganas em todo país, pra você que ama pizza mas sofre com a falta de opções sustentáveis. Vem ver tudo aqui:

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :