Oi, galera! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Estamos prestes a iniciar um novo semestre. Este ano tem sido de grandes desafios, mas a partir deles conseguimos estímulo para alcançar grandes vitórias.

O grupo de Goiânia fez um repost sobre o cenário político atual, relembrando mobilizações e alertando que a luta ainda não terminou! Contamos com todes para, no próximo semestre, acompanhar e defender a pauta ambiental.

Um dos assuntos mais importantes de 2022 na pauta ambiental é o Pacote do Veneno (PL 6299/2002). O projeto de lei que está no Senado Federal prevê uma mudança completa no marco legal sobre agrotóxicos no Brasil, tornando o registro e uso do veneno mais fácil e o banimento mais difícil.

O grupo do Leste Paulista falou sobre as graves consequências desse projeto de lei. Por exemplo, se uma pessoa for exposta por muito tempo a essas substâncias pode apresentar alterações celulares, passando a fazer parte do grupo dos mais propensos a desenvolver determinados tipos de câncer.

Mas dá para produzir comida sem o uso desses agrotóxicos? Sim, claro! Inclusive segunda (25), comemorou-se o Dia da Agricultura Familiar. A agricultura familiar é muito importante pois faz o uso consciente do solo e dos demais recursos naturais.

Belo Horizonte falou sobre a importância da agricultura familiar e também fez um post para homenagear a data:

Outra forma de contribuir com uma agricultura mais sustentável é diminuir o consumo de carne. Vem ver o que os voluntas prepararam nessa #SegundaSemCarne.

O grupo do Leste Paulista estreou um novo quadro no Instagram que se chama: "Greenpeace na Cozinha", com o objetivo de promover a #SegundaSemCarne. A receita da vez foi estrogonofe vegetariano:

E para a sobremesa o grupo de Belo Horizonte ensinou como fazer uma panqueca doce de banana:

Nossas escolhas alimentares nunca foram tão carregadas de sentido como agora e a mobilização não para por aqui! Olha só quantas coisas nossos voluntários e voluntárias fizeram ao longo da semana:

Belo Horizonte divulgou o seminário sobre transporte e trânsito da região metropolitana de Belo Horizonte, na UFMG, com a presença de diversos movimentos sociais, para a discussão sobre a construção do Rodoanel Metropolitano um projeto que ataca a população e traz impactos imensuráveis para a natureza:

Goiânia denunciou, através de um repost do Projeto de Lei Amazônia de Pé, a alta do desmatamento da Amazônia. O grupo também convidou a todes para assinar a petição a favor do projeto.

Terça (26) foi o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e o grupo de Belo Horizonte lembrou da data e ressaltou a importância deste bioma:

Você sabe o que é Racismo Ambiental? O grupo do Leste Paulista explicou:

Olha que beleza! O grupo de São Luís oficializou o retorno das atividades presenciais na terça-feira (19). Após enfrentar desafios em relação à Covid-19, o grupo retornou com todas as forças e vacinas em dia!

O grupo Zona da Mata tem dicas de diversos materiais com a pauta ambiental para você consumir durante o mês, entre eles, documentário, podcast e livro:

Na sexta-feira (15), o grupo de João Pessoa apoiou, no território do povo Tabajara da Paraíba, uma ação de reflorestamento da Mata Atlântica promovida pela comunidade indígena Vitória que já vem há algum tempo desenvolvendo ações de reflorestamento em toda a extensão da área de sua Aldeia.

No último sábado (23), o grupo aproveitou para realizar uma ação de educação ambiental e limpeza de praia junto com os voluntários do Projeto Mares Sem Plástico, os membros do CARBAL (Centro Acadêmico Rita Baltazar de Lima de Biologia da UFPB) e da Comissão da XIX Semana de Biologia da UFPB.

Como forma de reduzir resíduos plásticos, o grupo também aderiu à campanha: “Julho sem Plástico”. Para participar é simples: recuse o plástico descartável, use apenas materiais não descartáveis ou biodegradáveis e participe de ações para combater o seu descarte incorreto.

Para ajudar ainda mais na gestão de resíduos faça como o @orlandoberaldo descartando o lixo reciclável de forma correta. O grupo de Leste Paulista fez esse repost mara com um tom de humor para nos conscientizar:

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘