Voluntários aproveitam Dia Nacional de Proteção das Florestas Brasileiras para falar da Mata Atlântica

Luana Leal Greenpeace Brasil • 27 Maio 2021

Oie gente, como estão?

Semaninha cheia de datas especiais, né? Vem ficar por dentro de tudo: 

20/05 - Dia Mundial das Abelhas 

Para entrar no clima da data, já dá play em Kid Abelha - Nada Sei, e vem ver o zum zum zum que rolou nas redes sociais dos grupos locais: 

No ABC Paulista, os voluntas explicaram a importância das abelhas para todo o nosso ecossistema:    

Em Recife, o grupo pousou com algumas informações gerais: 

Pra fechar com chave de ouro, os voluntários e voluntárias lá de Salvador falaram sobre a importância de lutarmos pelo fim do uso de agrotóxicos, que afetam diretamente a existência das abelhas (e a nossa também, né?): 

22/05 - Dia da Biodiversidade 

Se essa data já é importante para o mundo todo, imagina pro Brasil, que é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo? Esse posto de maior riqueza se dá pela territorialidade e variedade de biomas e microclimas existentes aqui, além de complexos ecológicos. Vem ver o que os voluntas falaram sobre o assunto: 

São Paulo: 

Para celebrar o dia, o grupo convidou os professores Kaique Roque e Marcos Aurélio, ambos da área de ciências biológicas, para um bate-papo sobre biodiversidade.

Recife:

Brasília: 

João Pessoa: 

Zona da Mata Mineira: 

23/05 - Dia Nacional de Proteção das Florestas Brasileiras 

Nesse país onde o próprio Ministério do Meio Ambiente queima as pastas que preveem proteção ambiental junto com as florestas, nada mais urgente do que lutar pela mudança do cenário; e foi isso que os grupos locais fizeram na data: 

Brasilia: 

Zona da Mata Mineira: 

O encontro dessa semana foi mais do que especial, sabe por quê? Porque foi dele, o nosso amado Projeto Escola <3

Quem organizou tudo foi o grupo de São Luís, e a voluntária e oceanógrafa Kerlem Carvalho foi quem conversou com a turma do 8° ano do Instituto Farina do Brasil. O bate-papo rolou na última terça (25), e teve como tema o desmatamento e as queimadas no Brasil. 

Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe… que a gente quer saber o que os voluntas têm pra contar pra gente. Então vem ver: 

Curiosidades sobre a Mata Atlântica - Belo Horizonte: 

Zona da Mata Mineira também falou sobre o tema:

Polinizadores da Mata Atlântica - Zona da Mata Mineira:  

Curiosidades sobre os gambás - Zona da Mata Mineira: 

Curiosidades sobre as corujas - Campina Grande: 

O grupo de Belém falou essa semana sobre a Rodovia da Liberdade, uma obra milionária que promete melhorar a mobilidade urbana em Belém. Entretanto, para isso, a construção acabará com a flora e fauna nativa, esquentará mais ainda a cidade no verão e, consequentemente, contaminará a água que a população bebe.

Cozinha prática, saudável e consciente é só aqui com nossos voluntas. E pra você que é fã de Star Wars, o grupo de Belo Horizonte divulgou o ebook de receitas do Greenpeace que fará você cozinhar pratos de outro planeta. Vem ver: 

E tem mais receitas por aqui: 

Bolinho chinês - Salvador <3  

Hambúrguer Vegano - Bertioga <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)