Fala galera, espero que todes estejam bem.

Semana passada eu havia dito que os voluntas tinham alcançado um recorde de mobilizações durante a quarentena, e essa semana a performance dos grupos foi ainda melhor!

Vem ver tudo o que  rolou:

27/05 – Live Navegantes

Os voluntas de Navegantes se organizaram para realizar uma live falando sobre o canal extravasor, que é uma opção de escoamento das águas das cheias, e está sendo proposto pelo Governador do estado. Também aproveitaram para explicar sobre a Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, um projeto local que está enfrentando desafios com a pandemia e o isolamento social.

Para conferir como foi a live, é só clicar aqui. :)

27/05 – Dia da Mata Atlântica

Em homenagem ao Dia da Mata Atlântica, os grupos de São Paulo, Brasília, Campina Grande, Porto Alegre, Goiânia, Litoral Norte, Bertioga, Salvador e Fortaleza se mobilizaram nas redes sociais através de imagens e textos didáticos, todos falando sobre a importância da preservação de espécies e territórios nela presentes.

28/05 – Dia Do Hambúrguer

Aproveitando o gancho do Dia Do Hambúrguer, o grupo de Brasília e Belo Horizonte resolveram falar nas redes sobre a importância da diminuição do consumo de carne pela população global e quais as consequências dessa indústria de massa. Os grupos também apresentaram dados como o que mostra que em 2050, o consumo de carne terá crescido em até 76%. Olha só:

29/05 - Festival Artistas Unidos Pela Amazônia

Os grupos de Brasília e Manaus também se engajaram divulgando o Festival Artistas Unidos Pela Amazônia, um projeto que reuniu artistas nacionais e internacionais com o objetivo de arrecadar fundos para a Amazônia para assegurar a segurança de territórios indígenas.  Dentre os convidados estavam @janefonda, @morganfreeman, @theofficialsting, @carlossantana, @mariagadu e Wagner Moura.

29/06 - Dia da energia

Falar de energias renováveis e sustentáveis é falar de futuro. Através de explicações didáticas com dados e imagens, os voluntários de Brasília aproveitaram o Dia da Energia para conscientizar os seguidores sobre a importância de mudarmos a forma como produzimos.

Lives Cariri

Nos dias 01 e 02 de junho, o grupo de voluntários do Cariri organizou conversas pelo instagram para falar sobre a pandemia da Covid e as biotécnicas reprodutivas como ferramentas na preservação da fauna silvestre.

Confecção e distribuição de máscaras

Em Navegantes, os voluntários se impulsionaram para realizar uma boa ação em meio a um tempo tão complicado. O grupo tem produzido máscaras para distribuição à moradores de rua e organizações que estão necessitadas. Em um momento como este, a solidariedade faz mais que a diferença <3

Aqui tem um vídeo de uma das voluntas contando um pouco de como está sendo:

O pessoal de Manaus também tem feito sua parte! Por lá, os voluntas transformaram o escritório em um ateliê, onde eles produzem e higienizam as máscaras, respeitando todas as medidas de segurança necessárias para a proteção de quem recebe. Atualmente eles têm produzido cerca de 800 unidades por dia, que estão sendo levadas para comunidades indígenas da Amazônia que estão sofrendo com a vulnerabilidade em meio à Covid-19, por meio do Projeto Asas da Emergência.

Mobilização em Porto Alegre pelo Mato do Júlio

O grupo de Porto Alegre tem se mobilizado nos últimos tempos por uma causa local: O Mato do Júlio, localizado em Cachoeirinha - cidade vizinha de Porto Alegre. O espaço está correndo risco de desmatamento ilegal e os voluntas têm protestado contra este feito. Segundo eles, o lugar abriga muitas espécies e ajuda a manter o clima da cidade estável.

Tem uma petição rolando, e se você quiser saber mais é só vir aqui: @matodojulio_

03/06 - “Recifes da Amazônia: Como proteger o que nem conhecemos?”

Também contemplando a Semana do Meio Ambiente, os voluntários de Macapá promoveram e divulgaram uma roda de conversa via Google Meet com a voluntária e Prof. Dra. @Janaina Calado e Prof. Dr. Nils Asp, além do Campainer de Corais da Amazônia do Greenpeace, Thiago Almeida. A conversa, além de agregar tanto em uma semana importante, forneceu carga horária aos participantes.

Mais uma proposta de reflexão - com brinde!

O grupo de Porto Alegre, pensando em instigar seus seguidores, propôs uma atividade em um de seus posts. A ideia é que as pessoas comentassem qual a primeira palavra que lhes vem à cabeça quando pensam em sustentabilidade. As primeiras 7 pessoas a comentar ganharam calendários do Green em suas próprias casas.

Mobilização e denúncia - ABC Paulista

O grupo do ABC tem usado suas redes sociais como meio para informar e denunciar sobre espaços na região que estão sofrendo com algum tipo de descaso ambiental. Além da contextualização, eles oferecem ideias e informam sobre como estão prosseguindo mediante as ameaças.

Fridays For Future - Litoral Norte

Usando a #Grevepeloclima, os voluntas do Litoral Norte mais uma vez se uniram ao movimento Fridays For Future para alertar sobre a emergência climática e o que podemos e devemos fazer para contê-la.

Semana do meio ambiente

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e aproveitar para relembrar tudo que nosso planeta tem enfrentado nos últimos anos, os grupos do Litoral Norte, Belo Horizonte e Fortaleza se mobilizaram nas redes.

Mobilização Salvador - Povos Indígenas e Covid-19

Preocupados com as pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade durante a pandemia, os voluntários de Salvador têm lutado nas redes por uma maior proteção e um olhar mais atencioso às comunidades tradicionais da Bahia.

Dica de filme para a Semana do Meio Ambiente

Também aproveitando o gancho do Dia da Mata Atlântica e a semana voltada para falar sobre o meio ambiente, o grupo de Salvador indicou um filme pra quem quer saber mais do assunto e unir ativismo com entretenimento nessa quarentena. O Lorax: em busca da trúfula perdida, é um longa que traz reflexões importantes sobre a fauna e flora.

Pra quem quiser, aqui tem o trailer do filme 💚

Educação Ambiental para crianças - Belo Horizonte

Os voluntas de BH usaram o espaço do instagram para promover um post falando sobre a importância de educarmos as crianças sobre a preservação do meio ambiente, principalmente em tempos de isolamento social, onde muitos pais e responsáveis estão enfrentando desafios para manter seus filhos entretidos e educados sobre o mundo.

Segunda Sem Carne - Sorvete de banana com cacau orgânico

A dica dessa semana veio da voluntária Tamires Moreno, de Salvador! A receita é super simples e pra conferir ela completa é só vir aqui. :)

#Tbt

O #Tbt de hoje veio do Grupo de São Luís, que relembrou a primeira recepção organizada pelo grupo, em 2016. Desde então, o grupo tem se fortalecido e crescido cada vez mais 💚