Oi! O que seria melhor do que começar a semana com o Girão dos voluntários e voluntárias? Hoje, trago as ações postadas do dia 08 ao dia 15 de maio nas redes sociais dos grupos e no Conexão Verde. Os grupos locais estão determinados em promover mudanças positivas nas comunidades e proteger nosso precioso meio ambiente. Vem ver!

No último domingo do mês passado (30), o grupo do ABC Paulista se uniu para um mutirão de limpeza na Praça Dr. Angelo Ricci, em Santo André. Com um espírito determinado, eles e elas retiraram cerca de 30 sacos de lixo do local, demonstrando como pequenas ações podem ter um impacto significativo na conservação dos espaços públicos:

O grupo de João Pessoa realizou uma ação de foto oportunidade para conscientizar sobre a devastação causada pelo garimpo ilegal, que está destruindo a Amazônia Brasileira e impactando a vida dos povos indígenas:

Além disso, o movimento “Diga ‘NÃO’ a MP1.150” está ganhando força em várias regiões, como Belo Horizonte, BertiogaJoão PessoaSão Paulo e Vale do Itajaí. Essa mobilização tem como objetivo proteger a Lei da Mata Atlântica, a única medida legal que salvaguarda nosso valioso bioma. Todos são encorajados a apoiar essa causa e pressionar os senadores para adotarem posturas mais verdes e comprometidas com a preservação das florestas:

Em Belém, na quinta-feira (11), o grupo local se reuniu com representantes do Coletivo Juventude Negra do CEDENPA (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará) para articular uma ação de Educação Ambiental durante a semana do meio ambiente, que ocorrerá em junho. O objetivo principal é promover um impacto positivo na comunidade local, envolvendo cerca de 70 crianças, jovens e seus familiares, despertando a consciência ambiental e incentivando ações sustentáveis:

No dia seguinte, o grupo participou de uma roda de conversa online intitulada “O que sabemos sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas?”, a convite da organização Observatório do Marajó. Esse evento contou com a participação de especialistas da área ambiental e um representante da comunidade da Ilha do Marajó. Se você deseja aprender mais sobre os impactos da exploração de petróleo na região e a importância da preservação, você pode conferir a live disponível no canal MarajoAndo Cultural, no YouTube:

Valorizamos o Projeto Escola como uma forma poderosa de educação ambiental, que capacita os jovens e os inspira a agir em prol de um futuro sustentável. Através dessas ações, estamos plantando sementes de conscientização ecológica, promovendo a mudança de atitudes e contribuindo para a construção de um mundo mais equilibrado e saudável. Confira algumas das ações realizadas recentemente:

Em Goiânia, os voluntários do grupo conduziram uma palestra do Projeto Escola na quarta-feira (03). Nessa ocasião, eles e elas abordaram temas essenciais como lixo, reciclagem e sustentabilidade para os alunos e alunas do 9º ano. Através dessa palestra, os estudantes foram conscientizados sobre a importância de práticas ambientalmente responsáveis no seu cotidiano:

O grupo de Porto Alegre, representado pelo voluntário Valdeci C. de Souza, também teve um papel fundamental ao promover palestras em diversas escolas. Entre as escolas visitadas estão a EMEF Francisco GreissEMEB Alberto Santos Dumont (período da tarde e da noite), EMEF Hugo GerdauEMEF Alfredo Adolfo CasselEMEF Alfredo Juliano em Sapucaia do SulEMEF Vanessa Ceconet e EMEF José Plácido de Castro. Essas palestras proporcionaram aos alunos um maior conhecimento sobre questões ambientais:



Além das palestras, o grupo também realizou uma doação de dois mapas sobre o desmatamento no Brasil para contribuir com a exposição sobre a temática ambiental organizada pelas Bibliotecas da Rede Romano. Essa ação teve como objetivo conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental e alertar para os impactos do desmatamento em nosso país:

A Segunda sem Carne é uma oportunidade de refletir sobre nossos hábitos alimentares e buscar alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Ao adotar essa prática, estamos contribuindo para a redução do impacto ambiental causado pela produção de carne, além de proporcionar benefícios para nossa saúde.

O grupo de Brasília compartilhou uma deliciosa receita de lasanha de berinjela, que é uma alternativa deliciosa e nutritiva, pois utiliza a berinjela como base, rica em fibras e nutrientes, além de ser uma opção mais leve para o organismo e amiga do meio ambiente:

Vamos continuar compartilhando histórias de voluntários e voluntárias que estão fazendo a diferença e impulsionando mudanças positivas. Junte-se a nós nessa jornada de preservação ambiental e construção de um futuro mais verde e pacífico. Entre agora para o Conexão Verde, a nossa plataforma oficial de voluntariado do Greenpeace Brasil! 😉