Fala, galera! Como vocês estão?

Na última semana, grupos locais disseminaram nas redes a estátua de #BolsoNero e exigiram mudanças no combate ao desmatamento e queimadas. Vem ver tudo que rolou: 

Como muitos sabem, na última semana uma estátua de #BolsoNero foi parar em pleno Pantanal devastado. A ação, realizada por ativistas do Greenpeace Brasil, foi elaborada com o objetivo de protestar contra a crise ambiental que afeta boa parte do Brasil, cuja gravidade é fruto da total ausência de políticas de proteção ambiental do governo Bolsonaro. 

Complementando a estátua, estava fixada a mensagem “Pátria Queimada Brasil”, uma referência ao slogan do governo federal que chama a atenção para a agenda anti ambiental atual. #PatriaQueimadaBrasil

Em setembro, metade das áreas da Amazônia com registros de alertas de desmatamento refere-se à cicatrizes de queimada. Ou seja, áreas que foram queimadas, deixando para trás apenas as cinzas. Nesse mês, de acordo com o Deter, do Inpe, a Amazônia perdeu quase 1 mil km², o segundo maior número para setembro e para a série histórica, só perdendo para o ano passado. Infelizmente, a destruição continua a avançar com força sobre a floresta.  #TodosPelaAmazônia

E, como sempre, a maioria dos grupos locais disseminou pelas redes a imagem da estátua de #BolsoNero para mobilizar o maior número de pessoas possível.

O destaque foi para o grupo de Manaus, cujo post alcançou mais de 400 curtidas :) uhu!

E pelos outros cantos do Brasil, a imagem também apareceu à beça: 

02/10 - Rolezinho Green Brasília

Ativista não é de ferro! O grupo de Brasília reuniu-se para um momento de descontração geral, para aliviar todo o stress que passa diariamente tentando salvar o meio ambiente. Como a pandemia ainda não acabou e o seguro é ficar em casa, os voluntas levaram o happy hour para o mundo virtual e fizeram a festa!

bsb

10/10 - 1° reunião do grupo de Carajás - Pará

Tem grupo novo, em formação, na casa - yay! 

Apesar de ainda estarem em poucos, os voluntas do grupo já estão a todo vapor para engajar mais pessoas e fazer com que o grupo cresça e mobilize-se cada vez mais <3

A primeira reunião oficial foi um momento de integração, para que os integrantes se conhecessem melhor. Mas claro, eles já aproveitaram para planejar algumas ações que vêm por aí! 

11/10 - Reunião do grupo do Litoral Norte - RS

Mais um encontrinho de rotina do grupo. Dessa vez, os voluntas falaram sobre a campanha #PortoNão, o cine debate que estão programando para o dia 17/10 (já reserva na agenda) e a Semana Lixo Zero. 

03/10 - Dia Nacional das abelhas

As abelhas são os únicos insetos que alimentam as crias com o pólen, sabia?

O Brasil possui mais de 1.500 espécies de abelhas, mas muitas pessoas reconhecem apenas a mais popular, a abelha de mel - aquela amarela com preto e um ferrão bem aparente, estilo Bee Movie.

Apesar de ser super importante para o planeta, as abelhas vêm morrendo cada vez mais em decorrência do aumento de agrotóxicos :(

Só entre dezembro de 2018 e março de 2019, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em diversas regiões do país. Triste, né? Mas podemos reverter a situação! 

Para celebrar essa data tão especial e lembrar a todes que as abelhas têm papel fundamental na nossa vida (é sério! Sabia que, através da polinização, as abelhas são responsáveis pelo fornecimento de 90% dos alimentos para todo o planeta?), os grupos locais encheram as redes com um zumbido de conscientização <3

Ah, e tem petição pra você que quer ajudar: Salve as abelhas!

Recife:

Salvador:

João Pessoa:

04/10 - Dia Mundial dos animais <3

A data, que surgiu lá em Florença, na Itália, em 1931, é uma forma de valorizarmos a vasta e riquíssima diversidade de espécies que temos no Brasil e no mundo. Também é dia de nos conscientizarmos sobre o valor da vida <3

E claro, os nossos voluntas falaram super sobre esse tema: 

Goiânia: 

Vale do Itajaí: 

 

Já em Porto Alegre, os voluntas aproveitaram a data para relacionar a construção de um possível porto, cujo assunto eles já vêm abordando há um tempo através da #PortoNão, com a extinção de parte da vida marinha local.

Seguindo também uma linha de abordagem diferente e não muito tratada, o grupo de Recife falou sobre o tráfico de animais e suas problemáticas: 

05/10 - Dia das Aves

Falando ainda sobre animais, sabia que o sabiá sabia assobiar?

Brincadeiras à parte, sabia que as aves também têm um dia só para elas? Pois é! 

A data comemorativa foi instituída em setembro de 1968 e busca dar mais visibilidade a todas as espécies de ave que sofrem com a caça - seja ela esportiva ou para comercialização, e o desrespeito em geral.

As aves são extremamente necessárias para o equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto. E por isso, é um dever de nossa parte protegê-las e amá-las. Um modo de proteger as aves e evitar que elas entrem em extinção é cuidar e ajudar a preservar o seu ambiente natural.

Vem ver tudo o que os grupos produziram para a data: 

Goiânia:

Belo Horizonte:

João Pessoa: 

Para os pernambucanos de plantão, o grupo de Recife trouxe uma indicação que fala sobre algo que vocês bem conhecem! Ficou curiosx sobre o que eu estou falando? Pois te conto já! 

Trata-se de um curta metragem sobre o Rio Capibaribe, apelidado carinhosamente por muitos como Capiba!

E para os que são de outras localidades, vem conhecer um pouco sobre esse Rio:

O uso intensivo e irregular do Rio Capibaribe, que percorre algumas cidades de Pernambuco, ocasionou inúmeros problemas ambientais e hídricos: poluição das águas por esgotos domésticos e industriais sem tratamento adequado, poluição por resíduos sólidos, assoreamento, ocupação de suas margens com consequente redução e supressão das matas e manguezais. Em contraponto a essa situação, o projeto “Conhecendo o Rio Capibaribe” nasceu a partir da Emenda Parlamentar 405/2013, de autoria do então deputado estadual Daniel Coelho, com o objetivo de realizar um estudo deste recurso natural desde sua nascente a sua foz.

Sem mais delongas, vem ver o curta aqui :) 

O Pantanal continua em chamas, e os voluntas seguem se mobilizando nas redes sociais. Dessa vez, o grupo do ABC Paulista publicou um vídeo, produzido pelos próprios voluntários e voluntárias, falando sobre 7 coisas que você pode fazer pelo bioma. 

Vem ver <3

 

E falando em biomas, o grupo de Recife dedicou a semana para falar sobre a situação da fauna brasileira:

O Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra. Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram infelizmente para a lista de espécies ameaçadas de extinção.

A fauna brasileira é muito importante, pois contém a maior biodiversidade do mundo (cerca de 100 mil espécies de invertebrados, 8200 espécies vertebrados (713 mamíferos, 1826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2800 peixes continentais e 1300 peixes marinhos) das quais 627 já estão no livro vermelho das espécies ameaçadas de extinção (394 espécies terrestres e 233 espécies aquáticas).

E depois dessa contextualização importantíssima, ainda teve dica verde sobre o tema:

A próxima mobilização não foi online, mas seguiu todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na última sexta feira (02/10) O Grupo de Voluntários do Greenpeace Bertioga, em parceria com o Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú, realizou uma ação de protesto no rio Itapanhaú.

Dados os riscos, os voluntas optaram por um protesto simbólico, com poucas pessoas e tomando todos os cuidados de distanciamento e proteção contra a Covid-19.

“Protestamos porque o projeto de transposição do Itapanhaú coloca nossos manguezais em risco. Porque a SABESP e o Governo do Estado de São Paulo não respeitam os pareceres do Ministério Público, a opinião de ambientalistas, ecologistas e cientistas, não respeitam os anseios dos bertiogueses, nem mesmo da Prefeitura do Município de Bertioga”, comentou o grupo.

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Bertioga diz NÃO à transposição do rio Itapanhaú! 

Também tem vídeo da ação! Vem ver aqui :) 

Lembra que há alguns dias  o grupo de Belo Horizonte indicou o filme “Onde está Segunda?’”? Então, agora chegou a hora de debater sobre as problemáticas do longa. Para isso, as voluntárias do grupo se reuniram em uma live pelo Instagram para falar sobre os pontos principais e o que podemos levar de reflexão do filme. Vem ver a conversa na íntegra :) 

 

Com a qualidade da receitinha dessa semana, você vai virar o próprio Rodrigo Hilbert da sua casa. Te garanto! Vem ver:

Salada Bowl com falafel de batata-doce e quinoa - Recife <3 

De olho no óleo! 

O #TBT dessa semana veio do grupo de Belo Horizonte, como de praxe (e a gente ama)!

Os voluntas relembraram a intervenção realizada em 2017, na porta de uma especializada em troca de óleo e lubrificantes da Total, para mostrar oposição aos planos da empresa francesa. Na época, a empresa tinha pretensões em começar a explorar petróleo perto dos Corais da Amazônia.

E depois de muita luta, juntes vencemos mais uma vez!

A Total anunciou, no dia 07 de setembro de 2020, que encerrou operações em cinco blocos de exploração no Brasil. :) 

 

 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)