Voluntas dizem: "Não ao Pacote do Veneno!"

Amanda Cassio
Amanda Cassio Greenpeace Brasil • 22 Julho 2022
Girão dos voluntas

Oie, galerinha! Semana passada foi de muita agitação e temos atualizações em relação ao Pacote do Veneno, vem ver! 

 

Voluntáries se mobilizaram para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e cobrar o compromisso assumido por ele diante de lideranças de movimentos socioambientais, ambientalistas e artistas, em março, no Ato Pela Terra, para que o projeto seja devidamente debatido.

 

No dia 14/07, na reunião da CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), um requerimento de audiência pública foi aceito. Ou seja, não tem votação de Veneno neste semestre! 🥳

 

No discurso, o Acir Gurgacz (presidente da CRA) disse que tem muita "fake news" circulando, então, de fato, ele está sentindo a pressão. Parabéns pra todes que se mobilizaram em peso conosco! 

 

Olha só a mobilização dessa galerinha contra o Pacote do Veneno nas redes sociais:

 

João Pessoa e Blumenau

 

João Pessoa e Manaus

 

São Paulo

 

Salvador

 

Já o grupo de Goiânia fez um post resumindo os objetivos da bancada do câncer em uma imagem.

 

Bora seguir com força total e vigilante porque o próximo semestre promete! Lembrando que a pressão no Pacheco segue, porque ainda precisamos que ele debata o Pacote do Veneno com as comissões que cuidam de saúde e meio ambiente, ao invés de tramitar apenas na CRA.

 

O grupo do Leste Paulista falou sobre a agroecologia, uma prática que, além de não usar agrotóxicos, respeita os processos da natureza e não provoca danos à água, ao solo e aos animais. Diferente do agronegócio, que vê no solo uma linha de produção industrial, a agroecologia tem princípios valiosos, como o incentivo à biodiversidade e a soberania alimentar. 

 

 

Tivemos datas importantíssimas na última semana, como o Dia do Engenheiro Florestal, Dia de Proteção às Florestas e o Dia do Curupira. Vem saber mais sobre cada uma delas:

 

Dia do Engenheiro Florestal (12/07): homenageia o profissional capacitado a analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas. 

 

Belo Horizonte


Leste Paulista

 

Dia de Proteção às Florestas (17/07): Essa data é um marco significativo para lembrar da relevância que as florestas possuem na nossa vida.

 

Belo Horizonte

 

Porto Alegre - Dia de Proteção às Florestas (17/07)

 

Leste Paulista - Dia de Proteção às Florestas (17/07)

 

O grupo de Recife aproveitou a data para expor uma galeria de imagens espetaculares da expedição #AmazôniaQPrecisamos.

 

E na mesma data também comemora-se o dia do protetor da floresta, o Curupira. Uma das figuras de destaque do folclore brasileiro, a quem é atribuído o cuidado e a proteção das matas do Brasil.

Belo Horizonte

 

Aproveitando as datas que falam sobre a proteção das florestas, se liga só nessas dicas que Goiânia deu sobre medidas que podem ajudar a evitar incêndios florestais no período da seca:

 

Zona da Mata falou sobre o papel do ambientalista no Brasil, reforçando que cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós.

 

Se liga só como a galera tem cuidado do meio ambiente em sua localidade:

 

No domingo (17), rolou uma ação de limpeza de praia, promovida pelos voluntários e voluntárias de Bertioga, que marcou a retomada das atividades presenciais do grupo.

Vem ver o vídeo!

 

O grupo do Litoral Norte, do Rio Grande do Sul, participou de uma limpeza de praia organizada pela @seasheperdbrasil e outros parceiros.

 

Já em Recife, no sábado (16), teve reunião de boas vindas de novos voluntas. É muito bom ter vocês conosco, sejam todes muito bem-vindes!

 

Na sexta-feira (08), voluntárias de João Pessoa realizaram uma palestra sobre educação ambiental no projeto social Lar Fabiano de Cristo (LFC).

 

No domingo (17), aconteceu a estreia do filme Imagine 2030, um documentário com ares de ficção que exibe um retrato de um Brasil diverso, em que pessoas estão construindo um futuro radicalmente diferente, para que todas e todos vivam bem, através de escolhas simples e cotidianas. O filme está disponível neste link e estará aberto até o dia 27, então aproveite. 😉

Belo Horizonte - Filme Imagine 2030

 

Zona da Mata falou mais sobre quem foram Bruno Pereira e Dom Phillips.

 

 

Zona da Mata compartilhou uma receita de torta cremosa vegana de dar água na boca, está no instagram do grupo.

 

Belo Horizonte também compartilhou uma receitinha maravilhosa de suflê de legumes! Hummm…

 

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘