No último domingo (25), o Greenpeace Fortaleza, junto com outras entidades, realizou a 4ª Limpeza das Dunas do Cocó. A campanha encabeçada pelo movimento Fortaleza Pelas Dunas é formada pelas instituições Greenpeace Fortaleza, SOS Cocó, Instituto Verdeluz, Movimento Pró-Árvore e Canal Na Voadora.

Foram coletados em torno de 350 quilos de resíduos da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Dunas do Cocó, unidade de conservação de suma importância para a capital cearense e para a biodiversidade que ali se encontra. Com a ação de domingo, já foram retiradas pouco mais de duas toneladas de lixo da área. O objetivo da atividade é, além de fazer a limpeza, fazer com que as pessoas conheçam o local e saibam que alí existem dunas.

Imagem removida.

A limpeza contou com ambientalista, voluntários e pessoas da sociedade civil. Além disso, o 14° Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes também esteve presente na ação. Organizados em equipes, os escoteiros tiveram um papel importante na atividade, somando muito com as outras pessoas envolvidas na limpeza.

Sobre as dunas

As Dunas de Fortaleza resistiram à urbanização da cidade, abrigando centenas de espécies de animais e plantas. Muitas dessas dunas apresentam grandes florestas que as cobrem, compondo um ecossistema único. Além disso, elas prestam grande serviço hídrico para a cidade, pois absorvem e limpam as águas das chuvas abastecendo os reservatórios e impedindo alagamentos na cidade.

Fotos: Greenpeace Fortaleza