Ontem, dia 14 de março, foi o dia de luta dos atingidos por barragens, por seus direitos e também em defesa dos rios, das águas e da vida! Essa é uma data muito importante, de muita dor, luta e resistência, que surgiu em 1997, a partir do encontro internacional de atingidos por barragem, em Curitiba, que reuniu representantes dessa luta. De acordo com o relatório da Comissão Mundial de Barragens (2000), entre 40 e 80 milhões de pessoas foram deslocadas fisicamente para construção de barragens no mundo.

Muitos são retirados de seus territórios de forma violenta, sem receberem indenizações prévias e justas, sem acesso à informação. O rompimento de uma barragem de rejeitos traz consequências devastadoras, causando a morte de centenas de pessoas, animais e prejudicando gravemente a natureza. Esse rompimento causa a contaminação do solo e das águas, sendo que, minerais como o ferro, o manganês, o arsênio e o chumbo podem diminuir a qualidade da água dos rios e contaminar também os peixes, podendo chegar aos seres humanos. 

Apesar de todo o estrago causado, os responsáveis continuam saindo impunes e não sendo responsabilizados. Não podemos aceitar que esse tipo de crime continue acontecendo, "o lucro não vale a vida!" #AtingidosPorBarragens ✊🏾

Imagens: MAB

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/03/14/14-de-marco-resistir-as-barr….