Você sabia que, segundo dados do Global Forest Watch, em 2021 mais de 40% da perda de florestas nativas ocorreu no Brasil?

Foi perdido cerca de 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias, sendo a maior perda na região Norte. 

Os dados apontam que o Brasil vem destruindo áreas gigantes de floresta, com taxa acima de 1 milhão de hectares, desde 2016. Infelizmente isso não ocorre só no Brasil, e em todo o mundo, foram 3,75 milhões de hectares perdidos por ações humanas. Em segundo lugar na lista dos maiores desmatadores está a República Democrática do Congo, seguida por Bolívia, Indonésia e Peru. 

Os meses de janeiro e fevereiro de 2022 acumularam recordes de desmatamento no Brasil. Segundo especialistas, os números são alarmantes porque é justamente nesta época do ano que a Amazônia costuma sofrer menos com a atividade. Em janeiro foram 430,44 km² de área sob alerta de desmatamento, de acordo com o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A média para janeiro no período entre 2016 e 2021 é de 162 km²; a taxa atual foi 165% maior. Em fevereiro foram 199 km² de áreas sob alerta de desmate, segundo o Inpe; a média entre 2016 e 2021 é de 135 km²: o número registrado neste ano é 47% maior.

Infelizmente, esse é mais um ano sem que possamos comemorar nessa data, e que fixa mais uma vez como alerta para nos juntarmos à luta pela proteção de nossas florestas. SEM FLORESTA, SEM VIDA! 🌳✊🏾

Fonte: 

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/meio-ambiente/noti…

#Florestas #SemFlorestaSemVida #FlorestaEmPé #DesmatamentoZero