Hoje, dia 17 de julho, é celebrado também o dia do Curupira, uma das figuras de destaque do folclore brasileiro, conhecido como o "Guardião Das Florestas." É conhecido pelos seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás, que segundo a lenda, ajuda a enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a impressão de que estão chegando perto dele, quando, na verdade, são guiados para a direção contrária.

O Curupira protege as florestas dos constantes ataques do ser humano, como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. A lenda também afirma que os índigenas levavam presentes para evitar o terrível ataque do Curupira. Esse personagem do folclore brasileiro está em uma estátua de bronze no Jardim dos Cinco Sentidos, dentro do Horto Florestal, no Parque da Ciência do Butantan, em São Paulo.

Relatos históricos afirmam que a lenda do Curupira surgiu entre os povos indígenas brasileiros, que tinham verdadeiro pavor de um ser da floresta que punia quem pretendia derrubar árvores ou eliminar animais selvagens. Seu nome vem da junção de “curu”, uma contração do nome “curumim”, que significa menino, e “pira”, que significa corpo na língua indígena tupi. O padre jesuíta José de Anchieta, que viveu em São Paulo na época da colonização, foi o primeiro a relatar a história que escutou através dos indígenas, ainda nos anos 1500.

Na década de 1970, o estado de São Paulo decretou uma lei que instituiu o curupira como símbolo estadual do guardião das florestas. Hoje, temos vários "Guardiões Das Florestas" pelo Brasil, como os povos indígenas, vários ativistas, biólogos, engenheiros, professores e outros profissionais que se dedicam diariamente a luta contra a destruição das florestas e dos povos e animais ali presentes. Essas pessoas são constantemente ameaçadas, se tornando alvos de violências da assassinatos por terem essa luta.

Infelizmente, o Brasil é o quarto país que mais mata defensores do meio ambiente no mundo. Nossa luta não irá acabar! As florestas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e o interesse econômico não deve estar acima do futuro do nosso planeta e da vida. Floresta em pé, SEM FLORESTA, SEM VIDA! 

#SemFlorestaSemVida #FlorestaDePé #DefensoresAmbientais #Curupira #Folclore