Dia Mundial da Água

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 22 Março 2022

Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data internacional foi criada em 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Apesar de parecer um recurso inesgotável, a água está acabando. Por isso, existem grandes motivos para celebrar o Dia mundial da água - 22 de março, data comemorativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água e, consequentemente, da necessidade de preservá-la. Listamos os 7 motivos principais:

1. A água é uma necessidade humana vital

A água é tão importante para nós que a maior parte do nosso peso corporal, cerca de 70%, é constituído por água.

2. A água é essencial para todos os seres vivos

A maior parte da água doce disponível no planeta para consumo (60%) é utilizada na agricultura, enquanto apenas 9% é utilizada nas nossas casas.

3. A água gera energia elétrica

A maior parte da energia elétrica que utilizamos é gerada pela força da água. No Brasil, cerca de 90% da energia é produzida dessa forma, o que é feito nas usinas hidrelétricas.

4. A água é um recurso precioso

O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo, mas ao contrário do que muitos pensam, a água não é um recurso inesgotável. Ainda que a maior parte do nosso planeta seja constituído de água, apenas uma fração muito pequena pode ser utilizada - cerca de 2,7% - porque todo o resto é água salgada.

5. A água é um direito de todos

De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo têm pouquíssima água disponível.

6. A água é vida e saúde

O consumo de água potável poderia evitar muitos males. De acordo com a ONU, cerca de 80% das mortes e doenças está relacionada ao consumo de água não tratada.

7. A água pode apaziguar conflitos

Há países onde a água é disputada. Isso acontece em decorrência da exploração de rios localizados em territórios diferentes, como é o caso de Israel, Líbano e Jordânia que lutam pela Colinas de Golã, onde está localizada a nascente do rio Jordão.

E você o que faz para preservar a água?

Preservar a água é preservar a vida!

#agua #vida #diamundialdagua #preserve