Aproveitando que hoje é o Dia Internacional Da Mulher, decidimos falar sobre uma luta dobrada: ser mulher e se dedicar ao ativismo ambiental. Você sabe o que é ecofeminismo?

Ecofeminismo é uma vertente dentro do movimento feminista que associa a luta por igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres, ao movimento ecológico. Segundo a ONU (Organização Das Nações Unidas) as mulheres são as mais afetadas com a devastação ambiental causada por ações humanas, sendo que, 80% das pessoas que são obrigadas a deixar seus lares como consequência das mudanças climáticas, são mulheres, isso acontece porque as mulheres têm maior probabilidade de viver em condições de pobreza e menor poder sócio-econômico devido a desigualdade no mercado de trabalho, fazendo com que tenham mais dificuldades em se recuperar de situações extremas como desastres naturais.

Embora sejam as mais afetadas, as mulheres são as que menos têm responsabilidade na devastação do meio ambiente. Muitas mulheres decidiram tomar a frente pela defesa tanto de seus corpos como do ambiente que as rodeia, isso porque enxergam uma raiz em comum entre as causas da destruição do meio ambiente e a inferiorização da mulher, assim, ao lutar contra esse sistema poderiam conseguir melhores condições para todos. Esse termo surgiu nos anos 70 com a feminista francesa Françoise d’Eaubonne para explicar como a luta pelos direitos das mulheres está relacionada com as reivindicações por um mundo mais sustentável, e naquele momento, d’Eaubonne defendia questões como o direito ao controle de natalidade, argumentando que a superpopulação do planeta que já começava a ameaçar o meio ambiente era fruto da insistência do patriarcado em controlar os corpos das mulheres.

Continuamos juntas na luta por igualdade, por nossos direitos e por um planeta melhor. ♀️ 🌱

Texto: Larissa Batista 

Arte: Letícia Vieira

Fontes: Politize

#8m #diadamulher #womansday #internationalwomensday #feminismo #mulheres #ativismo #ecofeminismo