🍀A escola, assim como as demais instituições humanas, formam parte do seu entorno e seu desenvolvimento se dá através do território, seja qual for a sua proporção. Esse espaço/tempo educativo escolar é significado como parte do território em que vivemos porque com ele estabelecemos vínculos emocionais, físicos e culturais, ou seja, através dele nos conformamos existencialmente e nossas “conformações simbólicas” nos acompanham continuamente por mais que em constantes ressignificações. Desta forma, é parte constitutiva significativa do imaginário do que seria “a nossa” comunidade.
☀️Ao compreender a escola enquanto comunidade, atribuímos ao território escolar um caráter de permeabilidade que tende a diminuir a altura simbólica dos muros e grades que a cercam.
🌞Transformam a escola em um importante nó de uma rede existencial que, por estar em constante interação, constitui-se numa rede educativa que alterna formalidade, informalidade e não-formalidade em um exercício identitário constante e inerente ao processo cultural humano.
🍀As práticas em agroecologia no processo de ensino-aprendizagem podem ser compreendidas desde o manejo do solo, com o desenho de sistemas agroflorestais, plantio de sementes e mudas, bem como a preparação de viveiro e sementeiras, identificação de espécies florestais, frutíferas e medicinais.
🥸O Caderno de Estudos Saúde & Agroecologia, resultado de uma parceria entre ABA-Agroecologia, Fiocruz e Articulação Nacional de Agroecologia. A publicação traz documentos inéditos em português, como artigos e relatórios de ONU, que explicam as conexões entre saúde e agroecologia.
👍🏽Propor a criação de espaços pedagógicos nas temáticas de meio ambiente, agroecologia, cultura e identidade, estimulam reflexões sobre temáticas socioambientais próprias do seu território e nas relações com os demais territórios.
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