#ficaadica

Mariana Faria Anfitri√£ do Conex√£o Verde • 19 Abril 2022

ūüćÄA escola, assim como as demais institui√ß√Ķes humanas, formam parte do seu entorno e seu desenvolvimento se d√° atrav√©s do territ√≥rio, seja qual for a sua propor√ß√£o. Esse espa√ßo/tempo educativo escolar √© significado como parte do territ√≥rio em que vivemos porque com ele estabelecemos v√≠nculos emocionais, f√≠sicos e culturais, ou seja, atrav√©s dele nos conformamos existencialmente e nossas ‚Äúconforma√ß√Ķes simb√≥licas‚ÄĚ nos acompanham continuamente por mais que em constantes ressignifica√ß√Ķes. Desta forma, √© parte constitutiva significativa do imagin√°rio do que seria ‚Äúa nossa‚ÄĚ comunidade.

‚ėÄÔłŹAo compreender a escola enquanto comunidade, atribu√≠mos ao territ√≥rio escolar um car√°ter de permeabilidade que tende a diminuir a altura simb√≥lica dos muros e grades que a cercam.

ūüĆěTransformam a escola em um importante n√≥ de uma rede existencial que, por estar em constante intera√ß√£o, constitui-se numa rede educativa que alterna formalidade, informalidade e n√£o-formalidade em um exerc√≠cio identit√°rio constante e inerente ao processo cultural humano.

ūüćÄAs pr√°ticas em agroecologia no processo de ensino-aprendizagem podem ser compreendidas desde o manejo do solo, com o desenho de sistemas agroflorestais, plantio de sementes e mudas, bem como a prepara√ß√£o de viveiro e sementeiras, identifica√ß√£o de esp√©cies florestais, frut√≠feras e medicinais.¬†

ūü•łO Caderno de Estudos Sa√ļde & Agroecologia, resultado de uma parceria entre ABA-Agroecologia, Fiocruz e Articula√ß√£o Nacional de Agroecologia. A publica√ß√£o traz documentos in√©ditos em portugu√™s, como artigos e relat√≥rios de ONU, que explicam as conex√Ķes entre sa√ļde e agroecologia.

ūüĎćūüŹĹPropor a cria√ß√£o de espa√ßos pedag√≥gicos nas tem√°ticas de meio ambiente, agroecologia, cultura e identidade, ¬†estimulam reflex√Ķes sobre tem√°ticas socioambientais pr√≥prias do seu territ√≥rio e nas rela√ß√Ķes com os demais territ√≥rios.¬†

ūüáßūüá∑Ainda n√£o tirou o seu t√≠tulo? Veja em nossa bio como fazer .

#escola #voto  #eleicoes2022 #jovens #tireotitulo #greenpeace #primeirovotoverde