Mudanças climáticas são alterações no clima do planeta causadas por ações humanas(desmatamento, pecuária e queima de combustíveis fósseis são as principais) e que tem consequências devastadoras. Essas mudanças trazem diversos problemas como o derretimento das calotas polares resultando no aumento do nível do mar(podendo assim levar a inundações de várias cidades), aumento de furacões e tempestades, desertificação, alteração dos ecossistemas, diminuição da biodiversidade, entre outros. 

Mas onde entra o aquecimento global e o que é? O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura da atmosfera e dos oceanos causado pelo efeito estufa, um fenômeno que é caracterizado pelo aumento da emissão de gases do efeito estufa(são gases que absorvem uma parte dos raios solares e os devolvem em forma de radiação aquecendo o planeta. Os gases que se destacam são: CO2, CH4, N2O, O3, SF6). 

O desmatamento é uma das causas de sua intensificação, tendo sido listado pelo ministério do meio ambiente como uma das principais causas desse fenômeno. Seu impacto é quase que instantâneo devido a alta concentração de CO2 nas árvores, e assim que cortadas liberam esse gás de volta para a atmosfera.

Segundo dados do serviço europeu de meteorologia, 2019 foi o segundo ano mais quente da história tendo 0,04 °C a mais que 2016. Nossas ações têm resultados extremamente prejudiciais para o nosso planeta, para a nossa saúde e para as espécies aqui presentes... Estamos em uma emergência climática, precisamos nos informar e nos dedicar a melhora do clima e conservação do planeta. 🌱

Imagens: Toda Matéria, Conexão Ambiental

Texto: Larissa Batista(lariii_batista)

.

.

Fontes: 

https://fia.com.br/blog/aquecimento-global/

https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/geral-46424720

https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/mudancas-climaticas…

http://redd.mma.gov.br/pt/o-que-e-redd

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/natureza/noticia/2…

#gpbh #greenpeace #greenpeacebrasil #meioambiente #mudançasclimáticas #emergênciaclimática #aquecimentoglobal

Arquivos