Antes da chegada dos portugueses, estima-se que cerca de 5 milhões de indígenas já habitavam o Brasil, existiam diversos povos com culturas, tradições e línguas diferentes (tupi-guaranis=região do litoral,macro-jê ou tapuias=região do Planalto Central, aruaques ou aruak=Amazônia e caraíbas ou karib=Amazônia) e todos viviam a base da natureza. No início da colonização os portugueses eram amigáveis pois precisavam da ajuda desses povos para encontrar o Pau - Brasil e as terras que não haviam sido exploradas. Depois de um tempo sua postura começou a ficar mais agressiva, queriam tomar o controle de todo o território para começar suas produções de açúcar. Os indígenas foram escravizados, o que se juntou com conflitos armados, doenças trazidas pelos portugueses e aos poucos diversos povos foram desaparecendo.



Ao longo do tempo muito de suas culturas foram se perdendo em meio a cultura dos europeus. A língua portuguesa começou a se instalar, missões conhecidas como jesuítas que tinham o objetivo de evangelizar os indígenas e "convertê-los" ao catolicismo começaram a acontecer. Hoje em dia a realidade não é tão diferente, esses povos lidam com diversos conflitos em campo gerados pelo avanço do agronegócio e de diversas atividades ilegais em sua terras. Várias pessoas e empresas tratam os indígenas como um empecilho em seus caminhos e no avanço e de atividades que só destroem o meio ambiente.



Cada dia é uma luta diferente para esses povos, eles fazem para nós o que todos deveríamos fazer: cuidar da natureza. São ameaçados, criminalizados, assassinados, expulsos de suas casas, simplesmente por quererem viver de acordo com suas culturas e tradições e são tão desmerecidos. Aos poucos estamos fazendo como os portugueses e tirando suas identidades e deixando-os desaparecerem. No dia 9 de agosto é considerado o Dia Internacional Dos Povos Indígenas e devemos aproveitar essa data para refletir e reforçar sobre a importância desses povos e como podemos ajudá-los. 🌱



Imagem: Clima Info



Texto: Larissa Batista e Ana Caroline

.

.

.

.

Fontes:



https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/o-indi…



http://territorioindigenaygobernanza.com/web/por_02/



https://www.sohistoria.com.br/ef2/indios/



http://portalypade.mma.gov.br/indigenas-historico