Ruídos no mar afeta animais marinhos

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 10 Junho 2020
Baleia no oceano.Impacto dos ruídos.

Você  sabia que os ruídos provocados no mar pelas

embarcações ,criam uma poluição sonora que afeta os animais marinhos?

Nós seres humanos utilizamos diversos tipos de linguagens para nos comunicarmos com os outros, tanto de forma verbal quanto não verbal. Entretanto, não somos os únicos seres dotado dessa capacidade.

Ao olharmos para a vida marinha que evoluiu de maneira diferente da vida terrestre percebemos a necessidade de ter uma linguagem muito bem aprimorada, visto que em um ambiente que possui pouca visibilidade a utilização da visão não é algo muito compensatório. Eles dependem muito mais de sentir seu ambiente acusticamente para se orientar, encontrar indivíduos do grupo, localizar os limites costeiros e sentir alterações na água.

Sendo assim, os animais mais aptos a esse ambiente sobreviveram, utilizando por exemplo a habilidade de se comunicar por ruídos sonoros, dentre os animais   estão as baleias e os golfinhos. Por meio do ruído é possível entender quando estão se socializando, se divertindo e buscando alimentos e entre outros fatores, no entanto, quando há uma interferência sonora externa, geralmente provocada por atividades de embarcações, isto causa mudanças no comportamento entre as espécies, ocasionando a perda da ecolocalização, caça dos alimentos, dano físico ou comportamental e padrão de movimento devido a interferência de outras ondas sonoras.

De acordo com um estudo realizado órgão do governo americano-Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera (NOAA, na tradução do inglês) - aponta que ruídos no oceano, causados principalmente por navios, reduziram entre 63% a 67% a capacidade de comunicação de um certo tipo de baleia. A baleia franca do Atlântico Norte.

Logo, se torna necessário planejamento rígidos sobre a ocupação humana nos espaços marinho a fim de minimizar o impacto ambiental.

👉🏽👉🏽O Greenpeace está fazendo uma jornada de um ano pelos oceanos. E possui uma campanha onde propõem um Tratado Global dos Oceanos que protege o alto-mar da ação humana, minimizando os impactos na região. Se os líderes do mundo todo criarem esse tratado, abriremos o caminho para santuários marinhos, onde a vida marinha estará a salvo. Acesse o nosso site ww.greenpeace.org.br/proteja-os-oceanos e fique por dentro desta e outras campanhas.

Juntos podemos fazer a diferença!

*Visite nossa página no instagram @gpbr.belohorizonte para ouvir os sons

Fontes:

Texto e sugestão do tema: Voluntária @anaa.coraline