Sustentabilidade é a utilização de recursos naturais de forma mais sustentável, buscando o equilíbrio entre o suprimento de nossas necessidades e a conservação desses recursos. Existem alguns tipos de sustentabilidade: 

•Sustentabilidade Social: se refere ao conjunto de ações de um indivíduo, que buscam melhorar a qualidade de vida da população.

•Sustentabilidade Ambiental: é a utilização dos recursos naturais de modo responsável, garantindo sua conservação.

•Sustentabilidade Econômica: são ações econômicas e administrativas que buscam a conservação dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente, sendo utilizadas práticas como: energia limpa e tratamento dos resíduos orgânicos.

•Sustentabilidade Empresarial: é o conjunto de ações que visa o desenvolvimento de uma empresa de forma mais sustentável e responsável.

Existe um termo muito usado, que se chama Tripé da sustentabilidade e que engloba três fatores necessários para fortalecer a sustentabilidade: fator social (referente a sociedade e suas condições de vida como: educação, saúde, violência, lazer), fator ambiental (referente ao modo como os recursos naturais são utilizados pela sociedade) e o fator econômico (referente ao desenvolvimento econômico de forma mais sustentável). Investir em práticas mais sustentáveis é muito importante para garantir um mundo mais equilibrado e maior preservação do planeta, e uma das soluções é o investimento em educação ambiental para todas as faixas etárias. Existem ações sustentáveis que podem ser feitas individualmente ou em conjunto, por exemplo: 

- Economizar água; 

- Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;

- Criação de áreas protegidas; 

- Reciclagem; 

- Utilização de materiais biodegradáveis;

- Economia de energia; 

- Reflorestamento; 

- Diminuição de gases poluentes;

- Descarte correto do lixo.

Que tal repensarmos o modo que levamos a vida e aderirmos práticas mais sustentáveis para garantirmos a conservação do nosso planeta? 🌍💚🌱

Imagens: RS Design, Comércio em ação

Texto e Arte: Larissa Batista

#greenpeace #greenpeacebrasil #meioambiente #sustentabilidade

Arquivos