#tbt Projeto Juventude Solar

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 28 Maio 2020

Hello voluntas !!! Quinta-feira  é dia de #tbt .E o @gpbr.belohorizonte quer fazer diferente.Mostrando o trabalho da Ong de vários ângulos através do relato de nossos voluntários.

🎞Vem com a gente conhecer esse pequeno relato da nossa voluntária @gabi.ga31 sobre o projetojuventudesolar do @greenpeacebrasil 💚

Projeto juventude Solar- 2013.

Centro Comunitário Lídia dos Santos, Vila Isabel no Rio de Janeiro.

Onde foi feito um trabalho de mobilização e treinamento sobre solar com os jovens da vila.Resultando na instalação de placas solares e geração de energia para o centro comunitário.  

💚Foi aí minha primeira vivência com o tema solar, e não podia ser diferente!!! Rapidamente o coração já ficou aquecido em poder compartilhar dessa inauguração da instalação no centro comunitário.  

Que também era uma grande novidade pra mim mesma, que nunca tinha visto de perto as  vantagens que o sol poderia trazer.

Nunca vou esquecer do brilho desse projeto e a transformação para aqueles jovens. 

Que trazia junto a possibilidade de um mundo mais verde e justo.

E que O sol é pra todos.

Agradeço @vaniastolze , essa grande mulher solar que não só trouxe esse projeto a vida mais trouxe uma fonte inesgotável de inspiração que faz qualquer um acreditar que sonhos são possíveis. 

_____________________________________

Multiplicador Solar. / 2015.

Escola Municipal Milton Magalhães Porto, Uberlândia em Minas Gerais.

💚Essa trajetória começou com 30 pessoas inspiradoras e empolgadas de todas regiões do Brasil.

Fomos escolhides para trabalhar com o tema da energia solar, treinades e capacitades com a missão de multiplicar ainda mais aquilo que aquece todo dia sobe nossas cabeças. O sol.

Dando continuidade fui chamada para participar como voluntária desse time de multiplicadores. Essa história começa em São Paulo, onde recebemos treinamento de 3 dias, de muito aprendizado e empoderamento para dar visibilidade a energia solar. 

A segunda parte do projeto foi a instalação de 90 painéis fotovoltáicos nos telhados de 2 escolas municipais uma em Uberlândia(MG) e outra em São Paulo(SP). 

Difícil segurar as lágrimas(de alegria) em saber o impacto que esse primeiro passo como multiplicadora trouxe.

Foi feita atividades com aproximadamente 2000 alunos dessas escolas sobre o tema, diversão não faltou!!! Pensamos na visão alternativa sobre o mundo que mostrávamos àquelas crianças, que se sentiram responsáveis por ajudar a instalar um sistema que geraria sua própria energia. 

É muito incrível ver a transformação das pessoas através do conhecimento, trazer soluções para essa urgência de proteger o planeta e como essas novas possibilidades respeitosas e cheias de empatia nos traz esperança.

Hoje essas escolas geram parte de sua energia e com a economia $$ realizam outros projetos educativos com os alunos. 

 

Gratidão por ter tido essa troca gigante com 30 multiplicadores, @helogarciamota responsável por juntar esse time com muito amor, você fez a diferença. 

_____________________________________

 

A demanda energética só cresce, e em tempos atuais- 2020 - numa "quarentena" onde mais pessoas estão em casa conectadas, esse consumo tb cresce sobrecarregando nossa matriz energética que não é nada limpa e respeitosas com o meio ambiente, florestas, biodiversidade, povos indígenas e populações próximas nas suas grandes construções. 

 

Em um tempo de pandemia que se fala tanto do sol como fonte de energia e vitamina para manter nossos corpos, porque não aproveitar esse sol como energia para nossas casas, e cidades também. 

 

Trazendo assim uma energia limpa, De fonte abundante e inesgotável descentralizada, sustentável, sem perda como acontece com as grandes linhas de transmissões. Porque você pode gerar energia no mesmo lugar que vai usá-las. Onde? No seu telhado. por exemplo. Isso mesmo.

 

A revolução solar é agora. 

Essa multiplicação solcesso precisa continuar. 

Bora?