Reconhecendo a ameaça dessa relação essencial entre oceano, bem-estar humano e manutenção da vida no planeta, o oceano tem ganhado destaque em discussões globais. Dentro da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, definida em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, encontra-se o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14: Vida na Água, que visa “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. Além disso, destaca-se a proclamação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a ser construída entre os anos 2021-2030, com o intuito de produzir a ciência que necessitamos para o oceano que queremos. São arranjos intergovernamentais que pontuam a necessidade de cooperação e mudança nos padrões e modos de vida que contribuem para a poluição do oceano.

O time de ativistas do Greenpeace Bertioga vem realizando ações de limpeza de praias desde 2017 com objetivo de minimizar os impactos que os oceanos vêm sofrendo pelo descarte irregular dos resíduos.

O combate ao lixo no mar se apresenta como um dos principais desafios da gestão ambiental contemporânea. Estima-se que aproximadamente 80% do lixo no mar, constituído principalmente por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis, sejam originados nos continentes, estando a questão intimamente relacionada à geração e gestão de resíduos sólidos.

Uma vez nos oceanos, os resíduos possuem grande capacidade de dispersão e espalhamento por marés, ondas, correntes e eventos naturais, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

acreditamos que através das ações de despoluição acompanhadas de ações educativas, comunicação é um dos caminhos para reverter essa situação.

O artivismo é uma ferramenta que pode libertar pessoas e mentes dos velhos costumes e práticas que promovem o impacto das nossas importantes áreas naturais.

A nossa participação no dia mundial de limpeza 2022 ocorreu nos dias 17 e 18 de Setembro e contou com a participação de +60 ativistas dos times de voluntários do ABC, Leste Paulista, São Paulo, Dialogo Direto e Comunicação.

Este ano, além da limpeza resolvemos realizar uma intervenção artística chamada  MAR DE LIXO construída com bambu utilizamos redes de pesca e preenchemos com os resíduos coletados das ultimas ações de limpeza na vegetação do Jundu na Praia do Indaiá / Bertioga. 

Este local vem sofrendo constantemente com o descarte irregular de lixos pelos visitantes e frequentadores desta praia e também pelo deposito de lixo que é carregado pelas correntes maritimas. 

Dessa forma, o Greenpeace Bertioga com apoio da Associação Viva Bairro e a Cooperativa de Recicláveis esta realizando esta campanha permanente de limpeza e preservação do Jundu, vegetação muito importante para o controle de erosão das praias e proteção contra as ressacas e infelizmente um local que além dos impactos com o descarte de lixo sofre com a destruição devido a forte especulação imobiliaria fruto de um desenvolvimento ultrapassado das cidades litorâneas.

O objetivo é que esta escultura seja mantida no local e conforme for sendo realizada as ações de limpeza do Jundu vamos preenchendo com o lixo encontrado e retirado da Praia, sendo um importante ponto para promoção da educação ambiental com os visitantes, a comunidade local e escolar.

Durante o dia ocorreu a construção do monumento que contou com a exposição de banners mostrando o impacto do lixo na vida marinha, atendimento ao público que estima cerca de 300 pessoas atingidas, limpeza de mais um trecho do jundu e o teatro MONSTRO DA POLUIÇÃO.

A data também marcou o inicio da campanha chamada MARÉ DE CONSCIÊNCIA, trabalho que vem sendo desenvolvido pelos grupos locais de voluntários do Greenpeace Brasil em apoio a campanha de Oceanos.

 

Fotos: @fotografacristianesilva

Arquivos