Nesse encontro virtual, os voluntários de Greenpeace Brasil de Brasília iniciaram uma nova tarefa interna com a intenção de expansão para outros grupos do Greenpeace Brasil. Tarefa essa de selecionar um trabalho científico fundamentado e um filme com o mesmo tema. Sendo o intuito trazer maior engajamento da equipe e apresentar aos novos voluntários algumas das atividades já realizadas pela Organização.

Para esse cine debate selecionamos o relatório Segure a Linha, do Greenpeace, e o filme Ser Tão Velho Cerrado. Como a dinâmica do relatório envolve a defesa de um dos maiores biomas brasileiros e o filme explicita a devastação desenfreada do cerrado no estado de Goiás.

Para realizar o debate, primeiramente dividimos o relatório entre os voluntários disponíveis e com maior conhecimento para dar fluidez ao debate, a partir de um resumo e apresentação. Sobre o filme, todos os participantes, mesmo que não apresentassem o relatório, deveriam assistir.

A apresentação foi iniciada com a introdução do relatório com apontamentos relacionados ao documentário. Dessa forma, pode-se enaltecer os dados científicos relacionados ao desmatamento do MATOPIBA em 2018 com as divulgações e entrevistas do documentário.

Cada participante expôs sua parte do relatório e vinculou com o documentário em tempo hábil para entendimento de todos e sem tornar monótono o cine debate.

A finalização da atividade ocorreu com a participação de todos em debate sobre o desmatamento no cerrado, visões, estudos científicos, comentários de participações de seminários e workshops sobre o tema e a visão de outros países frente às políticas ecológicas e econômicas do Brasil atualmente.