Hoje é o Dia Mundial dos Corais da Amazônia!! Em comemoração ao dia e a primeira vitória conseguida sobre a petrolífera francesa Total com o NÃO dito pelo Ibama para exploração de petróleo próximo ao nosso Sistema Recifal, no final do ano de 2018, o grupo de voluntas de Macapá resolveu, no dia 25 de janeiro, comemorar, relembrar e informar a população desse importante tesouro para que continuemos protegendo de mais possíveis ameaças. Dessa forma, através de um ponto verde realizado no Parque do Forte e um lindo mural feito por uma artista local na Rua Beira Rio em Macapá, Amapá.

Artista Moara realizando a intervenção artística em defesa dos corais

Em janeiro de 2017, o Greenpeace levou um de seus navios, equipado com um submarino, até o litoral norte do Brasil para obter as primeiras imagens que foram apresentadas ao mundo, as quais hoje completam 3 anos que foram reveladas. O ecossistema é formado principalmente por esponjas-do-mar, corais e rodolitos (algas calcárias) e sobrevivem em uma área inóspita para seres desse tipo; em águas profundas e com pouca luminosidade. Até onde se sabe, são 9,5 quilômetros quadrados, abrangendo a faixa que vai da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa até o Maranhão.  No entanto, o governo liberou lotes de venda para exploração de petróleo na região perto dos corais, ameaçando o bem-estar do sistema recifal, dos seres da região e de comunidades locais.

Exposição Fotográfica dos corais da amazônia

 A mobilização contou com a disposição dos voluntários a informar a população que estava frequentando o local de maneira lúdica por meio do quebra-cabeça gigante e jogo de xadrez com imagens e mensagens em defesa dos corais; Exposição fotográfica da primeira expedição realizada pelo Greenpeace para obtenção dos primeiros registros do ecossistema; Disposição para informar e propor alternativas aos combustíveis fósseis e uma necessária revolução energética; Além de paralelo à atividade, a realização de uma intervenção artística feita pela Moara, artista que deu voz aos seres marinhos que ali habitam.

Voluntárias de Macapá no Ponto verde dos Corais da Amazônia

 

Fotos 1 e 2: Izabella Figueiredo.

Foto 3: Nahiara Baddini.

 

Arquivos