Na tarde desta segunda-feira (23.11.20), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, realizou palestra on-line para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Frederico Linck, de Guaíba, RS. a pedido da professora Carolina Coutinho.

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 14h às 16h e contou com a participação de 15 alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental e 4 professores. O título da palestra apresentada foi: Causas e Consequências das Queimadas na Amazônia Legal, Pantanal e Cerrado e foi ministrada pelo palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C. de Souza. A voluntária, Mirlaine Brasil de Souza também esteve presente.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de se aprofundarem um pouco mais sobre as causas e consequências das queimadas para os biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal. Temas como biodiversidade, questões socioambientais, aquecimento global, gases do efeito estufa, aquecimento global, sustentabilidade, rios flutuantes e consumo responsável também foram abordados nas duas horas de palestra. As campanhas e ações do Greenpeace sobre as queimadas e o desmatamento igualmente fizeram parte da discussão.

Após a palestra, foi aberto um espaço para responder perguntas e depoimentos dos alunos. Os professores também se manifestaram sobre os temas abordados o que comprova o interesse da direção e do corpo docente em levar aos seus alunos tão importantes temas e chamar a todos para uma reflexão da responsabilidade de cada um na construção de um Brasil mais verde e sustentável.

Texto: Valdeci C de Souza

Foto: Carolina Coutinho