Dia da Árvore

Maria Paula Barbosa Santana
Maria Paula Barbosa Santana • 21 Setembro 2021

A data foi criada por um decreto de 1965 com o objetivo de trazer reflexão sobre a importância das árvores, florestas e serviços sistêmicos prestados por elas.

Lembrando que elas são organismos fundamentais para o equilíbrio do ecossistema mundial.

Você sabia?

-Cada árvore sequestra 15,6 kg de carbono por ano;

-Lugares com muitas árvores economizam até 30% com climatização, pois áreas verdes diminuem a temperatura da superfície;

-Aumento do valor imobiliário: até 20%

- de água: até 250 litros por dia

-Diminuição da temperatura do ar: 2 a 8°C

Segundo uma pesquisa realizada com base no ano de 2015, cientistas estimam que no mundo haja cerca de 3 trilhões de árvores (420 por habitante) mas a cada ano são cortadas 15 bilhões de árvores no mundo, ou seja, cada habitante perde 2,1 árvores por ano, se mantido o ritmo, em 200 anos não teremos mais árvores no mundo. (Eco response, 2020)

Quanto vale uma árvore em pé?

Como quase tudo é valorado, essa é uma questão pertinente! Quanto vale cada árvore ?! Difícil fazer essa conta afinal, parece que os benefícios que elas oferecem são Tão grandes que só é possível avaliar como um valor imaterial. E de fato, podemos considerar que de todos os usos produtivos de uma árvore derrubada, os benefícios são menores dos que ela oferece de pé.

Sendo assim, tenha respeito por cada árvore que encontra no caminho, pois elas prestam serviços fundamentais à nossa qualidade de vida e sobrevivência.

E Feliz Dia da Árvore para todos que precisam dela. Ou seja: literalmente TODOS nós!