No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio.

Você sabe qual é a função dessa camada gasosa?

Ela está situada ao redor de nosso planeta e é responsável por garantir que os seres vivos não sejam diretamente atingidos pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Pesquisas indicam que essa camada está ficando cada vez mais fina e os seres humanos são os principais responsáveis. A intensa utilização de sustâncias danosas, tais como dióxido de carbono, óxidos nítricos e nitrosos e, principalmente, os clorofluorcarbonetos (CFCs), compostos encontrados em aerossóis e equipamentos de refrigeração, tem causado consequências severas para a camada de ozônio e os seres humanos podem ser diretamente afetados. A diminuição progressiva da espessura dessa camada fundamental à vida na Terra pode desencadear o aumento da incidência de câncer de pele, envelhecimento precoce, problemas de visão e até mesmo complicações no sistema imunológico.

Desde 1985 várias nações ao redor do mundo vêm debatendo medidas para retardar o processo de destruição da camada de ozônio, sendo as mais importantes definidas na Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio (1985) e no Protocolo de Montreal (1987). Mas a missão de proteger essa camada não está apenas nas mãos de governantes. Através de medidas simples, como optar pela utilização de transportes coletivos, priorizar a compra de sprays que não contenham CFCs e tentar promover a troca de eletrodomésticos muito antigos e de alto consumo energético, nós podemos ajudar! Se cada um fizer a sua parte, podemos salvar essa camada tão importante para a vida no planeta Terra. Vamos juntos!