Oie, galera! Tudo bem com vocês? O mês de agosto dos voluntáries já começou a todo vapor 💨

Como sabemos a biodiversidade brasileira vem sofrendo grandes perdas com o desmatamento no Brasil inteiro, tanto de espécies já conhecidas, como das que sequer foram documentadas. Vivemos uma crise da biodiversidade, mas ainda é possível evitar novas extinções, por isso nossos voluntas aproveitaram a quinta feira (28) para lembrar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, vem ver:

Porto Alegre

São Luís

Zona da Mata

Um pouco antes, quarta (26), foi o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e o grupo do Leste Paulista lembrou da data:

Falando de conservação, você sabia que quinta (28) foi o Dia da Sobrecarga da Terra? Data em que a humanidade consumiu tudo o que os ecossistemas podem produzir ou renovar em um ano.

O grupo de Belo Horizonte indicou alguns documentários que falam sobre o consumismo, ciclo do lixo e a exploração de recursos naturais.

Continuando com as mobilizações, na última terça-feira (26) aconteceu mais uma audiência pública para debater os riscos socioambientais para o município de Belo Horizonte, com a implantação de novos empreendimentos minerários. A Serra do Curral vem sendo a muitos anos ameaçada pelo interesse de mineradoras, se tornando mais um alvo para a destruição, colocando em risco a perda de um patrimônio importantíssimo, uma rica biodiversidade, nossos recursos hídricos e ameaçando a qualidade de vida dos moradores da região.

O grupo de Belo Horizonte participou de um protesto realizado na quarta-feira (07) contra decisão do TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) que suspendeu a reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), que votaria o tombamento provisório da Serra do Curral.

O grupo de João Pessoa falou sobre o movimento Julho sem Plástico, que tem como objetivo desafiar milhões de pessoas a reduzir a poluição por plástico, além de realizar ações de limpeza e educação ambiental sobre o assunto, principalmente neste mês de conscientização. Os voluntas ressaltaram ainda que o mês de julho acabou, mas o movimento Julho sem Plástico permanece o ano todo!

É muito bom ver tantas pessoas se mobilizando por causas tão importantes, mas e você? Como tem se mobilizado? Aqui estão alguns convites para você colocar a mão na massa:

Se você é do Vale do Itajaí e região, o grupo local está em busca de novos voluntas, vem saber como se inscrever através do vídeo:

O grupo de voluntas de São Paulo, juntamente com o Projeto Raízes, convida todes para o Baile na Terra! Dia 13 de agosto será celebrada a Semana das Juventudes fazendo a primeira edição do Baile na Terra, que vai rolar na zona leste de São Paulo, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Não fique de fora!

Temos falado muito sobre a nossa alimentação e a forma que ela impacta o mundo, a nossa saúde e o meio ambiente, então olha só as informações importantíssimas que os voluntas trouxeram:

O grupo de Leste Paulista alertou sobre a fome no Brasil:

E também denunciou 5 impactos da agropecuária no meio ambiente:

Você também não concorda com o uso de agrotóxicos em nossos alimentos? O grupo de Salvador alertou que o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) está realizando Consulta Pública para coletar contribuições para a proposta de Resolução do conselho sobre pulverização de agrotóxicos por aeronaves para prevenção e reparação de violações de direitos humanos. Nós podemos enviar propostas em: https://bit.ly/3vhNVfe

E para fechar com chave de ouro, confira as receitinhas da #SegundaSemCarne que voluntários e voluntárias compartilharam para nos incentivar a ter uma alimentação que respeite mais a nossa saúde e a natureza:

Belo Horizonte - Risoto de couve-flor e açafrão

Leste Paulista - Bolo de chocolate vegano

Zona da Mata - Danoninho

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘