BIOPRAÇAS - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider
Paulo Ricardo Schneider Facilitador de Fortaleza • 28 Janeiro 2021
.

 

Não é de hoje que Fortaleza vive uma crise urbanística em relação à suas praças, e com o aumento da demografia populacional e outros fatores essa crise somente se agravou.

A demanda por espaços públicos de qualidade cresceu rapidamente nos últimos 20 (vinte) anos porém, os órgãos responsáveis por garantir o acesso a estes espaços não conseguiram acompanhar o ritmo acelerado de urbanização contemporânea.

Em Fortaleza mais 321 praças e terrenos trazem nada além de riscos sanitários para a população próxima.

.

Os bairros que mais sofrem com este descaso público e ausência de incetivo sociambiental são: Granja Lisboa, Conjunto Ceará, Conjunto Prefeito José Walter, Parque Santa Rosa, Pici, Messejana e Vila Peri.

Esta lista aumenta ainda mais quando citamos os terrenos baldios que, poderiam ser facilmente utilizados para hortas urbanas, espaços socioculturais e de atividades ao ar livre.

Afim de melhorar a qualidade de vida das populações de grandes métropoles existem alternativas criativas e sustentáveis, por exemplo:

Os POPS (Privately Owned Public Spaces) desenvolvido na cidade de Nova York onde espaços públicos antes abandonados se tornam ambientes de convivência e desenvolvimento sustentável; outro exemplo é o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, criado em Balneário Camboriú (SP).

Fortaleza tem potencial para realizar projetos semelhantes e não podemos retirar também a responsabilidade da população em relação a estes espaços; pois sem o cuidado e tomadas de decisão popular é impossível que qualquer órgão público mantenha a seguridade sanitária destes espaços.

Por isso, é importante, educação ambiental onde se têm a necessidade de construir um espaço coletivo e bio seguro.



...

Edição de Imagem e Texto: @p.r.scneider

Revisão: Amanda Nuit

..



#Greenpeace #IniciativasSustentáveis #Biopraças #Urbanização #Fortaleza