Oi gente, espero que estejam bem. 

Mais uma semana lotada de mobilizações dos nossos voluntas. Pra dar aquele gás no finalzinho de semana pré carnaval sem carnaval (ai, gatilho), vem ver tudo o que rolou: 

Você provavelmente já deve estar sabendo que nas próximas semanas o Congresso iniciará as discussões sobre o Projeto de Lei Orçamentária de 2021, (PLOA). Na proposta em pauta, o governo Federal sugere uma redução drástica no orçamento de meio ambiente que, na prática, irá sufocar os órgãos de proteção, deixando o Brasil ainda mais vulnerável à exploração sem limites. 

O Brasil PRECISA estar preparado para combater a destruição ambiental este ano, com um orçamento digno para os órgãos públicos de fiscalização e controle. 

Para esta política anti ambiental do governo, que anda de mãos dadas com aqueles que lucram com o desmatamento e queimadas, diversas organizações da sociedade civil estão juntas pela campanha #FlorestaSemCortes. 

E é claro que nossos voluntários e voluntárias mobilizaram-se pela divulgação da petição durante a semana. Vem ver: 

Belo Horizonte 

 

Este, assim como diversos outros vídeos e materiais que estão circulando pelas redes sociais dos grupos locais, também estão sendo disparados nos grupos de WhatsApp - que vêm se mostrando uma ótima ferramenta para não só combater as fake news, como também propagar informação de qualidade e para o bem, como é o caso do Floresta Sem Cortes. Olha só alguns materiais:   

 

Em João Pessoa, teve volunta que personalizou a divulgação: 

E na última segunda-feira (08) teve tuitaço! Os grupos de São Paulo, Porto Alegre, Manaus e Goiânia divulgaram e participaram.

Caminhos e perspectivas do consumo consciente - Zona da Mata

Não é só no Dia Mundial Sem Compras que a gente deve refletir sobre o nosso ritmo e estilo de consumo, né? 

Falar de sustentabilidade é essencial e devemos trazer essa pauta cada vez mais à tona. E que bom que temos nossos grupos locais engajados nessa <3 

O grupo da Zona da Mata Mineira convidou a voluntária Natani Oliveira, pós graduada em engenharia ambiental, para falar sobre os caminhos e perspectivas do consumo consciente. Vem ver :) 


 

02/02 - Dia de Iemanjá

Lá em Salvador, os voluntários e voluntárias aproveitaram a data para indicar opções de presente sustentável para a Rainha do Mar. Olha só: 

Já que estamos rodando o Brasil, vou aproveitar para fazer uma parada em Macapá. A cidade completou 263 anos na última quinta-feira (04). O grupo local, que vem lutando por um lugar mais justo e sustentável, prestou homenagem à cidade nas redes sociais. 

06/02 - Dia do Agente de Defesa Ambiental

Mais uma data especial para homenagear aqueles e aquelas que trabalham pela proteção do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.

Esse importante profissional é responsável por desenvolver e propor obras para a conservação, estabelecendo melhorias e soluções para o meio ambiente.

Além disso, o agente de defesa ambiental garante a educação, orientando o público infantil e adulto, sobre os cuidados para garantir a preservação do meio ambiente.

Vem ver o que os grupos prepararam para a data: 

Belo Horizonte

O grupo mineiro aproveitou a semana para lançar o primeiro vídeo de uma série de materiais que serão divulgados nas próximas semanas. Os voluntas convidaram a engenheira ambiental Mariana Lucchesi para responder às principais dúvidas sobre a profissão.  

E não foi só isso não, viu? O grupo também aproveitou a data para listar 5 ações que ajudam o planeta. Você encontra todas as dicas no instagram oficial do grupo. :) 

E teve homenagem de outras regiões do país também: 

Bertioga

João Pessoa 

Quintou com Q de quero muito uma indicação de entretenimento para o fim de semana. E você, também está afim? Então se liga no que o grupo de Belo Horizonte trouxe: 

O filme “Home”, dirigido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, conta com imagens aéreas monumentais de diversos lugares da Terra. 

A narração insere questões ambientais que dialogam com as paisagens: a evolução histórica dos seres humanos, a industrialização, a agricultura, a descoberta do petróleo, as extrações de minerais, os hábitos de consumo criados e principalmente os impactos que estamos vivendo e viveremos em decorrência disso. 

E aí, vamos? Você encontra o longa na íntegra aqui :) 

A próxima dica vai para você que sempre quis comprar menos coisas desnecessárias e poluentes. O grupo de Zona da Mata separou 5 perguntas que você pode se questionar na hora de tomar uma decisão pelo consumo consciente: 

Você sabe como o brasileiro percebe as mudanças climáticas?

Então se liga nessa pesquisa do Ibope que o grupo de Manaus divulgou: 
 

Mudando de assunto, o plástico tem sido um grande problema para o nosso planeta, principalmente para os oceanos e a vida marinha. Olha o que o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, falou sobre isso: 

Por serem de grande durabilidade, os plásticos estão substituindo o metal, vidro, cerâmica, madeira e até o papel, estando cada vez mais presentes em praticamente tudo o que nos rodeia (embalagens, roupas, escova de dentes, celular, peças do computador etc). O problema é que, durante a produção do plástico, ocorre a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global.

Além disso, os plásticos geram uma grande quantidade de resíduos no ambiente e, por serem muito resistentes, demoram muito tempo para se degradar. E é aí que mora mais um problema. Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode entupir bueiros e causar enchentes. Dessa forma, atinge o ambiente marinho e pode se fragmentar em partículas menores (microplásticos), que podem contaminar os organismos, os alimentos, o sal e até a água potável.

Para minimizar os impactos negativos que os plásticos causam ao meio ambiente, devemos repensar nossas atitudes, comprando somente o que é essencial e agir de forma adequada, reutilizando e reciclando sempre que for possível. Se cada um de nós criar hábitos sustentáveis, podemos diminuir a quantidade de lixo que é gerada e ajudar a salvar o planeta!

Quer saber mais uma curiosidade? Como voluntário(a) do Greenpeace, você se mobiliza da onde estiver, e conecta-se com pessoas de todo o Brasil que desejam as mesmas transformações para o planeta que você. Pois é, já passou da hora de você entrar para esse time! Vem <3

E o grupo de Bertioga também tem chamado todes para fazer parte:  

E para fechar com receita de ouro, deixo aqui as receitas da semana vindas dos nossos grupos, junto com uma playlist para você ouvir enquanto cozinha <3

Pipoca caramelizada - Belo Horizonte <3 

 

Queijo Mussarela - Salvador <3 

Hambúrguer vegetariano - Porto Alegre <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)