Oie todes, como estão?

Essa semana os voluntas abraçaram projetos importantíssimos, falaram sobre plástico, democracia, emergência climática e muito mais. A mobilização foi tão grande que até os pets entraram no clima, vem ver: 

Como muitos sabem, recentemente o Greenpeace Brasil se uniu a mais de 70 organizações, entre movimentos sociais, entidades nacionais, organizações não-governamentais e centrais sindicais para defender a democracia brasileira.

O movimento surgiu como resposta aos ataques permanentes e inconcebíveis às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs garantidos na Constituição Federal.

E é claro que os voluntários embarcaram conosco em mais uma ação pela defesa da vida, da liberdade e tantas outras causas bonitas. Representantes dos mais diversos estados brasileiros se organizaram para que, juntos, fizessem parte do vídeo em conjunto com o Greenpeace. 

Vem ver como ficou <3

 

Além disso, os grupos locais também repostaram o vídeo e as imagens em suas redes e produziram outros conteúdos em prol da democracia: 


 

03/07 - Reunião de Belo Horizonte

Juntos e misturados, para um troca de experiências entre as diferentes cidades, os voluntas de BH receberam no encontro Ayrton Peres, volunta do ABC Paulista.


 

04/07 - Reunião de boas-vindas de Recife

O grupo integrou os novos voluntários e voluntárias com uma roda de conversa virtual e aproveitou para apresentar os princípios da Organização e os próximos passos de mobilização da equipe.

05/07 - Reunião online do grupo de Porto Alegre

O 4° encontro foi voltado para o planejamento da atividade em conjunto com o Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul, que também estava presente na reunião.

 

Como sempre, o sextou dos voluntas foi de conscientização e clima quente pela greve:

Brasília 

 

Belo Horizonte

E não é que até a cachorrinha da volunta Julia fez presença na defesa do clima?

05/07 - #DunasEmCasa

O grupo de Fortaleza vem trabalhando na campanha local “Fortaleza Pelas Dunas” há mais de dois anos e agora, aproveitando o cenário global imerso no campo virtual, trouxe uma novidade. 

O show “Dunas Em Casa” marcou o lançamento do novo logo da campanha e materiais inéditos, e foi apresentado pela cantora Dani de Azevedo

A realização do evento online ficou por conta do Instituto Verde Luz, Greenpeace Fortaleza e Nigéria Filmes. 

08/07 - Agrotóxicos: Veneno nosso de cada dia 

No ritmo agitado cearense, os voluntários de Fortaleza também organizaram uma live para falar sobre agrotóxicos no Brasil. Em 12 meses foram aprovados 467 novos agrotóxicos, colocando em risco a saúde de milhares de famílias. 

Para agregar nessa conversa, o grupo convidou Maria Vitoria Ricarte, graduanda em Agronomia e membra do Greenpeace Fortaleza; Mirna Santiago, graduanda em Direito e membra do Greenpeace Salvador; Vanessa Gomes, graduanda de Economia Ecológica e membra do Greenpeace Fortaleza; Narciso Ferreira Mota, aprendiz de agricultor há mais de 30 anos e Renato Roseno, Deputado Estadual, advogado e  membro da Comissão Meio Ambiente.

O mês de julho é o mês do desafio sem plástico, que começou com a hashtag #plasticfreejuly nas redes sociais. Trata-se de uma campanha liderada pela Plastic Free Foundation, em resposta e tentativa de mudança às milhões de toneladas que produzimos de plástico todos os anos. Sabendo que o plástico é um dos grandes contribuintes para a redução da biodiversidade, degradação dos ecossistemas e poluição das águas, os grupos locais têm se mobilizado em peso nas redes sociais pela campanha. 

Quer saber como diminuir o seu consumo de plástico? Aqui tem 12 dicas :) 

O grupo local de Bertioga compõe a luta em defesa da cadeia de reciclagem da região, e com o surgimento de uma ameaça, eles usaram as redes sociais para fazer uma denúncia do caso. 

A URE VALORIZA SANTOS é um empreendimento que será construído no Aterro das Neves, em Santos, com a implantação de uma imensa incineradora. O plano é de que o equipamento  funcione 24h por dia, com capacidade para queimar, diariamente, uma quantidade maior do que todo o lixo produzido pela Baixada Santista. 

Apesar de ser apresentada como uma solução sustentável, essa tecnologia obsoleta libera na atmosfera gases de efeito estufa, metais pesados, além dos furanos e dioxinas (poluentes orgânicos persistentes, que causam câncer e alterações hormonais).

Portanto, analisando todas as circunstâncias, o grupo concluiu que a incineração trará inúmeros danos para o ecossistema local e tem protestado contra a iniciativa. 

Eles também organizaram uma petição como tentativa de frear o caso; para saber mais e assiná-la, é só clicar aqui. 

03/07 - 5° encontro do ciclo “Webséries Itapanhaú”

O grupo de Bertioga continua em parceria com o Movimento Popular Salve o Rio Itapanháu, que essa semana realizou o 5° encontro virtual sobre os impactos gerados pela instalação da obra de transposição e o impacto dos peixes em bacias hidrográficas.

Para falar sobre esse tema, o Movimento convidou Gislene Torrente Vilara, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior e docente do Instituto do Mar; Edison de Freitas, biólogo marinho e mestrando em padrões e processos da fauna de peixes de riachos costeiros e Cristal Coelho Gomes, bióloga com habilitação em Gerenciamento Costeiro.

Dica de filme 

Alô cinéfilos! Essa semana a indicação do grupo de Recife é “Oceanos de Plástico”, um documentário perfeito para o mês de julho #plasticfreejuly. O longa alerta sobre a problemática da produção excessiva do material e traz reflexões importantes sobre o tema. Vale a pena conferir :) 

 

5 PROPOSTAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

O grupo de Manaus também está contribuindo para o projeto #liberteofuturo. Eles compartilharam nas redes “5 propostas para adiar o fim do mundo”, que incluem pontos relacionados a:

1 - Antídoto;

2- Democracia;

3- Consumo;

4- Emergência Climática;

5- Insurreição. 

Vem conferir todas as dicas aqui :) 

Projeto Costurar Para Agregar

Como parte da ajuda emergencial aos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19, 40 mil máscaras foram produzidas no escritório do Greenpeace em Manaus.

Entre os dias 4 de maio e 26 de junho, um grupo de dezessete pessoas formado por costureiras e costureiros, funcionários e voluntários da organização se reuniu para produzir as máscaras de tecido - que salvarão muitas vidas.  

Essa iniciativa faz parte do projeto Asas da Emergência, que integra uma ampla rede de solidariedade e apoio para levar ajuda emergencial a territórios indígenas.

Saiba mais sobre o projeto aqui. :) 

E não deixe de ver o e-mail “Projeto Costurar para Agregar: um pouco do que você não viu…”, para se emocionar com os relatos do projeto.

 

Projeto Ecojoias - Manaus

Durante a pandemia da Covid-19, as populações indígenas estão sendo triplamente afetadas. Além da vulnerabilidade perante a doença e invasão de suas terras por garimpeiros, que continuam exercendo desmatamento ilegal, alguns povos tradicionais que antes dependiam da venda de artesanatos estão agora sem saber o que fazer para sobreviver.

Pensando nisso, o grupo de Manaus está em campanha para divulgar as biojoias produzidos pelas comunidades locais. 

02/07 - Independência da Bahia

Celebrando a história, as conquistas e a cultura desse estado tão rico de alegria, os voluntários de Salvador postaram nas redes uma homenagem ao aniversário de independência da Bahia, que aconteceu em 2 de julho de 1823. 

 

O cardápio sustentável dessa semana ficou por conta dos grupos de Belo Horizonte e Recife. Vem ver:

Quibe vegano <3 

 

Torta vegana de liquidificador <3

 

 

O grupo de Belo Horizonte trouxe, mais uma vez, uma lembrança importante para seus integrantes. Em fevereiro de 2019, os voluntas se reuníram no Parque Municipal Américo Renné Giannetti para alinhar informações e planejar ações, além de claro, fazer um piequenique para descontrair e integrar todes <3.

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)