Oie gente! Espero que estejam bem :D

Pra dar aquele gás nesta segunda-feira e começar a semana com o pé direito, vem ver como foram as últimas semanas dos nossos voluntas:

No último dia 5, comemoramos o Dia da Amazônia, então é claro que ela, nossa razão de viver, seria o grande destaque da semana!

Para começar, o coletivo do @designativista e o Greenpeace Brasil convidaram artistas de todo o país para criarem uma arte de protesto em defesa da floresta, tudo para conscientizar a todes de que o futuro é construído no agora.

Olha só algumas das artes compartilhadas pelo grupo de Belo Horizonte:

As mobilizações dançaram pelas redes ao som da Canção para a Amazônia. Lançada no próprio domingo, 5 de setembro, a canção é uma obra artística em defesa da proteção da Amazônia e de seus povos.

A música foi composta por Nando Reis e Carlos Rennó em parceria com o Greenpeace, a Articulação dos povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).

Pra tirar do papel essa pérola musical foi reunido um time de peso com estrelas da música brasileira: Agnes Nunes, Anavitória, Arnaldo Antunes, Baco Exu do Blues, Caetano Veloso, Camila Pitanga, Céu, Chico César, Criolo, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Djuena Tikuna, Duda Beat, Elza Soares, Flor Gil, Gaby Amarantos, Gal Costa, Gilberto Gil, Iza, Majur, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Nando Reis, Péricles, Preta Gil, Rael, Rincon Sapiência, Samuel Rosa, Thaline Karajá, Vitão, Xande de Pilares.

Ouça a canção completa em https://vozdafloresta.com/  <3

Vem ver como foi a repercussão da data & canção pelos grupos:

Fortaleza:

São Paulo e Blumenau:

Salvador, Manaus, Fortaleza e Goiânia:

E teve mais de Salvador:

Saudades de um cinema, né meus filhos e filhas? Nada como uma telona e uma pipoca superfaturada… Mas enquanto essa experiência não volta, vamos nos divertindo de cá, porque filme não falta!

Vem ver a lista de indicações que o grupo de Blumenau, ainda em formação, preparou para a semana:

Todo ano, quando chega o mês de Setembro, nossos grupos se mobilizam pela saúde mental. Isso porque, no dia 10, é marcado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Este ano, quem puxou o tema foi o grupo de Salvador:

“O suicídio é uma questão de saúde pública e pode ser prevenido através do reconhecimento dos sinais e fatores que alertam o risco de sua tentativa. O acolhimento, sem julgamento ou preconceitos, é essencial para que possamos auxiliar uma pessoa em risco.

📞 Se você conhece ou está precisando conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), disque 188 ou procure um profissional de saúde para acompanhamento. 💛 Você não está sozinho!”

03/09 - Dia do Biólogo

Vem ver como foram as celebrações para esse dia que tem tudo a ver com a pauta ambiental:

Belo Horizonte:

Em Salvador, o grupo fez uma sequência de posts:

“Hoje é o dia deles! Dia dos Biólogos e Biólogas!!

🌎 Os amantes da vida, aspirantes do mistério e da descoberta! Eles que olham pra dentro e pra fora de si com olhos maravilhados, cheios de inspiração e admiração.

🌱 Parabéns aos ecólogos, taxonomistas, fisiologistas, anatomistas… a lista é grande!

🌎 Aos pesquisadores, cientistas e tomadores de decisão: nós, voluntários do Greenpeace Salvador, dizemos obrigado pelo compromisso com a realidade e aos fatos, pelas projeções e observações tão importantes para o manejo da biodiversidade. Respeitar esses estudantes e profissionais é respeitar a preservação de espécies animais e vegetais que interagem no planeta.

🌱 Mais investimento em educação e reconhecimento a esses estudiosos!”

Recife:

“Nós, voluntários e voluntárias do Greenpeace Recife, desejamos a todas e a todos os profissionais dessa área tão linda e essencial um feliz dia do(a) biólogo(a). Que todo o reconhecimento seja dado a vocês hoje e  todos os outros dias também! Gratidão por nos ajudarem nessa caminhada. Estamos juntes 🌱💚”

09/11 - Dia do Veterinário

Salvador:

“Parabéns a todos os profissionais da área que ao longo da história vêm contribuindo para salvar vidas, garantir a conservação de espécies e promover a saúde pública. Nosso muito obrigado aos pesquisadores que tanto se dedicam ao conhecimento científico!”

11/09 - Dia do Cerrado

Vocês estão prontos e prontas para essa data? Porque olha… foi chique! Os voluntários e voluntárias trabalharam em conjunto e entregaram um resultado incrível, com mobilizações consistentes e engajadoras. Vem conferir:

Belo Horizonte:

Salvador:

O grupo de Goiânia foi além e preparou a semana do Cerrado:

E continua!

Para finalizar, os voluntas ainda produziram um vídeo sobre o bioma:

Porto Alegre:

João Pessoa:

A parceria que a gente ama está de volta! Os grupos de Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira, ainda em formação, se uniram para falar sobre a exploração de animais silvestres:

Seguindo nessa pauta, os voluntários e voluntárias de Zona da Mata fizeram um post falando sobre a relação entre os animais silvestres e a qualidade de vida:

A Campanha Mar de Luta lançou, na última semana, uma série de vídeos para mostrar como estão algumas comunidades de pescadores e marisqueiras após dois anos do derramamento de petróleo que atingiu o litoral do NE brasileiro em 2019. Para somar à causa, o grupo de Salvador vem compartilhando todos os conteúdos:

Já pega seu bloco de notas porque as receitas de hoje estão propícias para um banquete de respeito! Vem saborear tudo:

Salada de manga verde com pequi - Belo Horizonte <3

Ratatouille - Salvador <3

Panqueca vegana - Blumenau <3

Em homenagem à semana do Cerrado, o grupo de Goiânia postou uma receita de brownie de castanha de baru:

Quer saber a relação da data com a receita? Relaxa, o grupo te conta!

A Castanha de Baru é o fruto do baruzeiro, uma árvore nativa do Cerrado, localizado no

Planalto Central do Brasil (Goiás, Norte de Minas Gerais etc). O fruto apresenta coloração

marrom e uma única semente comestível.

Batata rústica - Zona da Mata Mineira <3

Refogado de folha de beterraba - Zona da Mata Mineira <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)