Oie gente, espero que estejam bem. 

Espero que todes tenham um 2021 melhor e com mais esperança. Por aqui, voltamos com os girões a todo o vapor. Para começar o ano com o pé direito, vem ver tudo o que rolou nas últimas semanas:

Agora em janeiro, o Greenpeace lançou o Destroybras, o jogo da destruição do governo Bolsonaro.


No dia primeiro de janeiro de 2021, completamos dois anos de governo Bolsonaro. Infelizmente, não temos nada a comemorar. Em dois anos, retrocedemos décadas e o Brasil se tornou líder em queimadas, desmatamento, negação da ciência e desrespeito ao meio ambiente e aos direitos humanos.
A política de “passar boiadas” do governo Bolsonaro deve ser interrompida imediatamente, porque gera prejuízos incalculáveis à população, às florestas, à economia brasileira e ao clima global.

Para mobilizar as pessoas a virar esse jogo, vários grupos locais estão compartilhando as imagens e vídeos produzidos em prol da informação verdadeira sobre o que vem acontecendo com o meio ambiente. 

21/12 - ABC Paulista

O ano já estava acabando, mas a mobilização entre os voluntas não tem fim! Por isso, o grupo do ABC se reuniu para uma última reunião de boas-vindas de 2020. O objetivo do encontro era recepcionar os novos voluntários e voluntárias, conversar sobre a missão do Greenpeace, suas campanhas, atividades e tirar todas as dúvidas possíveis. 

Para quem já estava acostumado com as dicas em datas comemorativas (e fora delas), não ficou surpreso com o Natal do ABC Paulista. 

O grupo aproveitou a data, que costuma ser prejudicial para o meio ambiente devido ao número excessivo de embalagens não-degradáveis e alimentos derivados de animais, para dar algumas dicas - que por sinal podem ser aproveitadas durante todo o ano, viu?

Vem ver: 

Falando em natal, os voluntas de Recife também entraram na onda e divulgaram a lista de pedidos do Greenpeace para o Papai Noel; vem ver:  

A gente já viu de tudo por aqui, certo? Errado! 

Inaugurando um novo tipo de dica, que busca valorizar aspectos da cultura brasileira e sua diversidade, o grupo de Belo Horizonte trouxe indicações de música para você que já enjoou da sua playlist ou está procurando algo bacana para ouvir enquanto cozinha uma receita da segunda sem carne. Vem ouvir: 

01/01 - Ano Novo <3

O grupo do ABC Paulista começou o ano com uma mensagem de agradecimento e esperança para um 2021 melhor; vem ver: 

“Gostaríamos de agradecer aos que acompanharam e apoiaram as atividades do nosso grupo ao longo do ano. Além disso, queremos parabenizar todos os nossos voluntários por continuarem ativos durante esse período tão incerto. Embora separados fisicamente, estivemos unidos pelo desejo de fazer a diferença, lutando por um mundo melhor e mais sustentável!

Assim, o Greenpeace ABC Paulista está entrando em 2021 com muita esperança e orgulho do ano que superamos. Desejamos e lutaremos por um ano melhor, com mais saúde, felicidade e realizações. Vêm com a gente?” 

E não para por aí! Outros grupos também começaram o novo ciclo com o pé direito. 

Em Cariri, os voluntários e voluntárias mostraram um pouco dos compromissos do grupo para 2021: 

Em Goiânia, o grupo disseminou positividade para os próximos meses:

E para finalizar, nossos voluntários e voluntárias do grupo de João Pessoa, que ainda está em formação, deram as caras e abriram o coração para os seguidores da página. Vem ver que fofo: 

Janeiro Marrom 

O primeiro mês do ano é conhecido por marcar uma iniciativa que conta com entidades ambientalistas e movimentos populares, e busca nos alertar sobre os impactos negativos da mineração. É também um lembrete para o terrível crime que ocorreu em janeiro de 2019, em Brumadinho (MG), quando uma barragem da mineradora Vale S/A se rompeu, causando a morte de 272 pessoas. A campanha propõe uma reflexão de como a mineração vem avançando de forma descontrolada e predatória, causando mortes, destruindo comunidades, flora, fauna, ar, solo, nascentes, aquíferos e violando direitos.

Para deixar todes por dentro e conscientes sobre o mês, o grupo de Belo Horizonte divulgou a iniciativa nas redes sociais: 


 

O degelo, que ocorre em várias partes do mundo, é um dos mais graves problemas decorrentes do aquecimento global. 

Para entender como ele funciona em diferentes lugares, o grupo de Recife produziu uma sequência de posts explicativos. Vem ver: 

Degelo no Ártico

Degelo na Antártida 

E pra você que quer saber mais sobre esse assunto, o grupo te indica o filme “O Céu e a Geleira”, documentário francês de 2015, dirigido por Luc Jacquet. 

Você sabe por que os rios são tão importantes? Então vem que os voluntários e voluntárias de Recife têm um jeito bem legal de explicar: 

E você, anda afiado sobre a diferença entre os conceitos de agroecologia e agricultura convencional? Se liga nesse post de Fortaleza, que ainda aponta as principais diferenças entre os dois tipos: 

Se você acompanha as redes sociais dos grupos locais ou está sempre ligado(a) nos nossos girões, deve se lembrar que, em dezembro, os voluntas de Brasília juntaram-se ao Instituto No Setor, criado com o intuito de ajudar a população em situação de rua, para arrecadar doações para um fim de ano do bem. 

Agora chegou a hora de vermos como foi a repercussão da iniciativa. Foram arrecadados mais de 100 itens, dentre eles kits de higiene pessoal, álcool em gel, máscaras, kits de limpeza e muito mais.

Cada ação é capaz de transformar tanto uma situação ambiental quanto social. Que sigamos em causas que tragam bem estar e qualidade de vida no Planeta Terra.

É importante sinalizar que ainda não estamos estimulando atividades presenciais. Porém os grupos possuem liberdade de enviar uma proposta ao Time de Comunidades que será analisada à luz dos protocolos estabelecidos pela Organização para garantir a segurança dos voluntários e voluntárias.

Novo ano, nova forma de pensar o consumo de carne, né? 

Para começar 2021 colocando em prática seus planos de ter uma alimentação mais saudável, já pega o caderninho de receitas e anota o cardápio do dia: 

Rocambole de proteína de soja - Recife <3 

Moqueca vegana de banana - Fortaleza <3

Brócolis empanado assado vegano - Zona da Mata <3

Nhoque vegano de batata doce - Zona da Mata <3

Chuchu empanado - Zona da Mata <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)