Oie! Espero que estejam bem :D

Pra dar aquele gás no restinho da semana, vem se inspirar com os voluntas:

Teve lançamento - e dos bons!

Chegou a hora de conhecer os Boizinhos do #ÉTãoTrágico! Nessa corrida pela destruição ambiental, cada um deles representa um projeto de lei que pode ser aprovado a qualquer momento no Congresso.

A ideia principal do lançamento é incentivar as pessoas a pressionarem o presidente da Câmara dos Deputados (@oficialarthurlira) e do Senado (@rodrigopacheco) para impedir que essas propostas absurdas cruzem a linha de chegada!

Nossos grupos, claro, já deram largada na corrida pela conscientização:

Zona da Mata:

Brasília:

12/10 - Dia do Mar

Dia de reforçarmos a relevância que os mares têm sobre a vida no planeta Terra!

No Brasil, por exemplo, são inúmeros os motivos para lutarmos pela preservação do ecossistema marinho. O litoral brasileiro possui uma imensa variedade de manguezais, recifes de corais, dunas, restingas, praias arenosas, costões rochosos, lagoas e estuários. Neles, inúmeras espécies da flora e fauna são abrigadas, algumas endêmicas e ameaçadas de extinção.

Vem ver como o grupo de Salvador mergulhou no assunto:

12/10 - Dia das crianças

Ilari Ilari Ilariê! No dia dos baixinhos e baixinhas, o Valdeci, voluntário de Porto Alegre que atua há anos no Projeto Escola, escreveu um depoimento incrível sobre o futuro das crianças. Vale a pena a leitura <3

15/10 - Dia do consumo consciente

O consumo sustentável é um movimento que incentiva toda a sociedade a escolher produtos ou serviços que utilizam menos recursos naturais em sua cadeia de produção, que garantam o emprego decente, respeitem os direitos trabalhistas e humanos aos que os produziram e, além disso, que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados.

Nossas escolhas individuais de consumo têm impacto direto na promoção dos direitos humanos, sociais, econômicos e ambientais. Fazer a nossa parte é essencial.

Vem conferir as dicas que o grupo de Salvador deu para aderirmos esse estilo de consumo:

15/10 - Dia do educador ambiental

Quem homenageou os profissionais dessa área foi o grupo de Zona da Mata Mineira, ainda em formação. Olha só:

16/10 - Dia da alimentação

Por aqui, a gente sempre fala sobre a importância de aderir a uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e conservantes. No Dia da alimentação, não foi diferente. O grupo de Belo Horizonte preparou um conteúdo incrível sobre o assunto e explicou o porquê devemos apoiar a agricultura familiar:

Vivo dizendo que a união faz a força - e não à toa, porque quando nossos grupos se juntam… é show na certa!

Dessa vez, o motivo do trabalho em equipe foi uma denúncia seríssima: o garimpo ilegal. Vem ver o trabalho deles e delas:

Pegando carona na semana da alimentação, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, contou curiosidades sobre a agroecologia:

Vamos falar sobre desastres naturais e mudanças climáticas? Puxa a cadeira pra roda que eu puxo os voluntas de Zona da Mata para nos contarem mais sobre o assunto:

A dica da semana veio do grupo de Goiânia e é bem simples: Repensar sua relação com a moda! Como? Os voluntas te contam lá no instagram deles :)

Abrindo esse quadro delicioso e o apetite, o grupo de Goiânia contou como surgiu a Segunda Sem Carne:

E pra gente colocar tudo o que vimos na prática, tem um cardápio recheado por aqui:

Couve-flor no forno com molho de azeite e ervas - Zona da Mata <3

Biscoito de polvilho vegano - Parauapebas <3

Overnight Oats - Blumenau <3

Que saudade que eu estava de falar de saudade! Salvador ressuscitou o quadro #TBT com uma lembrança de 2019, quando os voluntas participaram

da primeira ação de monitoramento do derramamento de petróleo que atingiu o litoral do NE brasileiro naquele ano.

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)