Falar sobre justiça climática é lutar para que vidas sejam poupadas e tragédias como essa não continuem a se repetir nas cidades brasileiras.

Oi! Como você está neste começo de mês? Espero que esteja bem e pronto(a) para os novos desafios e boas notícias que março trará. Vem ver o que os voluntários e voluntárias já estão fazendo:

A tragédia no litoral norte de São Paulo resultou em mortes e desabrigados, evidenciando, principalmente, a problemática dos efeitos das mudanças climáticas que prejudicam muito mais as populações em situação de vulnerabilidade. Diversos grupos locais prestaram solidariedade às vítimas e ressaltaram a necessidade da construção de um plano de adaptação climática dos municípios e a garantia de moradias dignas para pessoas em área de risco, confira os posts:

Em especial, o grupo de Bertioga tem acompanhado de perto a situação da região e prestado apoio na divulgação dos pontos de arrecadação. Além disso, os voluntários e voluntárias têm documentado através de imagens e relatos a situação para auxiliar a associação de moradores do litoral:

Brasília e Goiânia:

Belo Horizonte:

Goiânia:

Manaus:

 

O grupo de Recife postou registros da Pedalada pelo Clima que aconteceu no domingo (05). O objetivo da ação foi conscientizar sobre o uso da bicicleta para diminuição dos impactos causados pelo CO2 e reivindicar melhorias na estrutura cicloviária da região:


No carnaval, os voluntários e voluntárias mostraram para os foliões do polo da Faculdade Frassinetti do Recife que é possível ter uma festa ecológica e sustentável. O grupo, junto com o coletivo Garota Verde, falou sobre a importância da utilização do bioglitter e de confetes biodegradáveis, e aproveitou para fazer pinturas na galera que estava curtindo no local:

E os ativistas não pararam por aí! No domingo (12), os voluntas prestigiaram a II Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados, que ocorreu na Arena de Pernambuco. Segundo os voluntários e voluntárias, o evento reuniu jogadores e jogadoras de 12 países e teve um momento de apresentações culturais de diferentes localidades, visto que o evento não é só sobre futebol, mas uma maneira de integração social das pessoas que estão longe dos seus países:

O grupo de Goiânia fez uma atividade chamada: "Ação Coletiva da Maré da Consciência", no domingo (26), com o objetivo de falar sobre chuvas e mudanças climáticas:

O pato do Lago das Rosas concedeu uma entrevista exclusiva aos voluntários e voluntárias de Goiânia. Os ativistas descobriram os principais pontos que o incomodaram, entre eles o desrespeito das pessoas ao descartarem lixo de forma incorreta e as mudanças climáticas:

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, os voluntas de João Pessoa estão organizando a primeira Semana da Caatinga para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de abril:

A galera de Manaus está procurando por novos voluntários e voluntárias:


 

A luta pela proteção da Serra do Curral continua em Belo Horizonte. Dessa vez, o grupo está cobrando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que garantiu que em caso de ilegalidade comprovada ele defenderia a serra das mineradoras:

Já em Blumenau, voluntários e voluntárias lutam pela defesa do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, que está em risco por conta da construção de 3 prédios:

Fim de semana chegando e o grupo de Brasília deixou dicas de documentários para você pensar sobre seu estilo de vida e entender como a forma que você vive impacta o mundo:

 

Dica Extra: o que acha de fazer uma receitinha diferente para degustar enquanto assiste aos documentários? A galera de Brasília ensinou como fazer bolo de Ora-pro-nobis, que é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) com várias propriedades medicinais:

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘