Hoje viemos aqui dividir um relato doloroso e profundo. A dor é do impacto, mas a profundidade é de uma história linda e comovente.

Esta foi uma semana muito dolorosa para nós. Infelizmente no último domingo (27/02) recebemos a triste notícia de que a ativista Milena Cayres deixou este plano físico. Dona de uma história singular cheia de ativismo, nos cabe a homenagem, o agradecimento e compartilhar com vocês a sua marca, os sorrisos e as memórias bonitas que Milena proporcionou para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Nascida em 1991, em Salvador, era uma mulher inquieta, com o grande e inquestionável sonho de mudar o mundo! Embarcou na luta conosco em 2013,  fez parte do voluntariado do Greenpeace junto ao grupo local de Salvador, época na qual o Conexão Verde nem sequer sonhava em existir e o Greenpeace possuía apenas 8 grupos de voluntários. 
 

Trabalho não faltou, assim como ânimo, amor e dedicação! Fez e criou muita coisa nesses incríveis 9 anos de voluntariado. No grupo, cuidou da frente de logística e execução de atividades presenciais, desde um Ponto Verde até uma Limpeza de Praia. Tornou-se mais tarde Facilitadora do grupo, posição que exerceu por 2 anos com muito amor, responsabilidade e empatia. Milena voava e o grupo criou grandes asas junto com ela-  há quem diga que Milena era uma escola de ativismo e uma ambientalista ímpar. Nós concordamos.
 

Pioneira, em 2015 fez parte da primeira turma que iria recepcionar todes novos voluntas da plataforma durante a expansão do voluntariado do Greenpeace no Brasil, se tornando uma das primeiras anfitriãs do antigo Greenwire, hoje Conexão Verde.
 

Junto conosco ela ainda participou de muita ações, na Bahia e no Brasil! Esteve presente em vários momentos importantes como o ATL e a Marcha das Margaridas. Também fazia parte do TAG, time de ativismo do Greenpeace, desde 2018.
 

Calma, tem mais! Essa mulher é potência, é luz! Milena tinha uma bagagem cheia de experiências e sabedoria. Ativista raiz, sempre envolvida em tantas frentes, se dedicou em compartilhar. Já atuava há anos com organizações parceiras quando topou o desafio de ser Gestora de Comunidades no projeto Banana-Terra, uma parceria do Greenpeace Brasil com a Anistia Internacional que desenvolveu ativismo e projetos de mobilização na defesa e promoção do meio ambiente e dos direitos humanos. No total, foram mais de 13 mil pessoas impactadas e 80 atividades desenvolvidas.
 

Sim, ela fez muita coisa. Dentro e fora do Greenpeace e que merecem o nosso reconhecimento. E para nos ajudar a lembrar quem é a Mi nessa trajetória, trouxemos algumas lembranças e pequenas contribuições de todos os nossos Coordenadores de Comunidades que por aqui passaram nos últimos anos e a acompanharam nessa evolução:

 

Mi

 

Milena chegou no grupo de voluntários de Salvador e logo encantou a todos com toda sua potência e carisma. De uma garra sem igual, ela estava sempre propondo atividades e querendo fazer mais. Se tornou coordenadora do grupo, anfitriã do Conexão Verde, parte do time de ativistas e uma grande inspiração para todos ao seu redor. Seu sorriso largo, seu olhar acolhedor e sua crença num mundo melhor feito por e para os jovens, vão ser sempre fonte de inspiração para mim e para todos que tiveram a sorte de tê-la por perto. Milena foi luz por onde passou, potência pura. Daquelas pessoas que fazem a gente querer ser melhor e fazer mais. Obrigada Mi querida.
Paula Collet (2013-2017)

 

Mi

 

A gente estava num barquinho no meio do Rio Negro e você me explicava como tinha feito para superar o seu medo de aranhas para estar naquele treinamento conosco, nós privilegiados de ter sua presença e a sua coragem. Desta história eu nunca esqueci porque me ensinou sobre medo e coragem. Também nunca esqueci quando o “greenwire” era um bicho de sete cabeças, e você, de novo cheia de coragem, se jogou neste desafio como anfitriã e disse, como sempre dizia, com os gestos, atitudes, palavras: “É muito novo e complexo, mas podem contar comigo, eu vou desbravar esse novo mundo e vem gente boa com a gente”. Ou quando veio o Banana Terra, e você não deixou outra opção que não fosse te convidar para liderar esse desafio tão especial conosco. Devo dizer que nunca vou esquecer do carinho e dos sorrisos e das tentativas de um encontro pós pandemia agora que decidia realizar seus sonhos na terra da garoa. Sou muito grata, pelas lembranças e pelo carinho que me fez sentir sempre que esteve comigo. E Mi, também não esqueci de quando a gente estava num bar em Salvador, após um treinamento, e você explicou, pela milésima vez para a milésima pessoa que errava, que a tatuagem era da Sally. Não é e nem será possível te esquecer. Obrigada por me ensinar tanto, até em sua partida.
Heloísa Garcia Mota (2017-2018)

 

Mi

 

Algo que sempre será lembrado em sua trajetória no Greenpeace é a sua dedicação pelo que faz! Em todas as diferentes funções em que assumiu, Milena sempre se dedicou ao máximo para entregar um trabalho bem feito, deixando sua marca por onde passou. E seu trabalho continua, através de todas aquelas pessoas que compartilhou sua experiência.

Rafa Fernandes (2018-2021)

 

Mi

 

Eu tive a oportunidade de trabalhar com a Milena em diversos projetos ao longo dos últimos anos. Uma dessas iniciativas foi o Banana-Terra, uma parceria entre o Greenpeace e a Anistia Internacional, um grande desafio, envolvendo dezenas de jovens de distintas parte do Brasil. Desafio esse que Milena encarou com a coragem e o entusiamo tão particulares e característicos seus. Seja como voluntária, facilitadora ou desenvolvedora de comunidades, sempre atuou com enorme dedicação às (muitas) causas que defendia. Com sua partida prematura nos deixa um legado de ativismo, intensidade e de determinação na defesa de seus valores.
Rafa Ferraz (2021 - atual)

 

Mi

 

Milena deixou muitas marcas e aprendizados, no Brasil e no mundo. Compartilhou com centenas de pessoas toda a sua experiência, sua garra e sua força. Inspirou muitos e seu legado continuará inspirando e não será esquecido. Milena é semente que brota em todos nós, o melhor de nós.
 

De onde estiver, saiba que é amada e que sentimos sua falta. Saiba que sua trajetória não será esquecida. Honraremos a sua história e sua marca, de guerreira do arco-íris. Teu legado é vivo e cheio de cores, vibrante como você e seu sorriso. Acolhedor, como seu abraço e seu carinho.

O Greenpeace não seria o mesmo sem Milena Cayres, por isso gostaríamos de eternizar esta mensagem de carinho, nos mantendo firmes na continuidade de seus sonhos.



Descanse em paz, guerreira do arco-íris. 🖤 
 

Por Lika Gonçalves e Henrique Ciolfi
Time de Comunidades do Greenpeace Brasil




 

*Os comentários estão abertos e convidamos à todes que queiram homenagear essa grande ativista que deixem aqui registrado o seu carinho e amor.